Casa abastada oitocentista de planta rectangular simples, evoluindo em três pisos, com aproveitamento da cave e sótão, rasgada por vãos rectilíneos, onde surgem janelas de peitoril simples e janelas de sacada, com modinaturas elaboradas. A fachada posterior é simples e é marcada por escadas que evoluem desde o piso inferior, zona de serviços, até ao último piso.
Planta rectangular simples, composta pelo edifício e por pequeno logradouro na fachada posterior, de volume simples e com cobertura homogénea a duas águas. Fachada principal virada a SE., evoluindo em quatro pisos, contando com a cave e o sótão, rasgada por vãos rectilíneos com caixilharias de madeira pintada de branco e vidro simples, com portadas interiores também de madeira pintada de branco. A cave, em ressalto, encontra-se revestida com soco de cantaria e é rasgada por três vãos, correspondentes ao portão da garagem, protegido por duas folhas metálicas, e por duas janelas de peitoril, com portadas exteriores metálicas. No lado esquerdo, o portal, envolvido por silharia fendida e por moldura recortada, superiormente decorada por folhagem e por cartela, contendo o número "12". Está protegido por porta de duas folhas de madeira pintada de branco, almofadada e decorada por frontões interrompidos por urnas, com bandeira de quatro lumes, com elementos metálicos vazados. No lado direito, aproveitando o ressalto da cave, surge varanda corrida marcada por quatro colunas toscanas, sustentadas por plintos paralelepipédicos e com guarda metálica, para onde abrem três portas-janelas com moldura recortadas. O registo encontra-se revestido a azulejo de pedra torta. Sobre o portal, registo de azulejo monocromo, azul sobre fundo branco, envolvido por moldura policroma, representando a Virgem com o Menino, rodeado por fiéis que lhe fazem oferendas. O piso imediato, rebocado e pintado de branco, é marcado por uma sacada corrida e por uma sacada simples, sustentadas pelas colunas do piso inferior e por mísulas, com guardas em ferro, interrompidas por falsos acrotérios do mesmo material, formando elementos geométricos e fitomórficos estilizados. Para as sacadas, abrem quatro portas-janelas com molduras recortadas e rematadas por frontões, alternadamente semicirculares e triangulares, com os tímpanos ornados por motivos vegetalistas. Os panos são encimados por friso fitomórfico em estuque, sendo o do lado esquerdo rematado por mísulas equidistantes e cornija, de onde arrancam três mansardas, encimadas por frontões triangulares interrompidos por urnas, flanqueadas por fragmentos de frontão invertidos. No lado direito, uma janela com o mesmo tipo de modinatura, mas com remate em frontão semicircular interrompido, que invade a cornija que remata o edifício. Fachada posterior virada a NO., rebocada e pintada de branco, rematada por platibanda plena e marcada por dois panos, o do lado esquerdo com um eixo de vãos rectilíneos e geminados, com molduras comuns, e o do lado direito, reentrante, marcado por lanços de escadas que ligam o piso inferior ao superior. INTERIOR marcado por pequeno vestíbulo, com escadaria, iluminada por clarabóia de vidro e metal, de acesso aos vários pisos.
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; modinaturas, colunas, mísulas e bacias das sacadas em cantaria de calcário; porta, portadas e caixilharia de madeira; estuque decorativo; revestimento do piso nobre e painel em azulejo industrial; guardas e grades de ferro pintado; janelas com vidro simples; cobertura em telha.
Observações