Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal composta pela justaposição de 3 rectângulos correspondentes a nave única, presbitério e capela-mor, com coberturas diferenciadas efectuadas por telhado a 2 águas em cúpula, e a 2 águas, respectivamente.
Planta longitudinal composta pela justaposição de 3 rectângulos, correspondentes a nave, presbitério e capela-mor, volumetria escalonada, cobertura efectuada por telhados a 2 águas e em cúpula hemisférica rematada por lanterna. Superfície murária em reboco pintado. Alçado principal a S. delimitado por cunhais de cantaria e rasgado a eixo por portal com emolduramento simples de cantaria e verga recta destacada encimado por janela de peito com malheiro de ferro, superiormente rematado por cornija, acima da qual se eleva pano de muro triangular com óculo ao centro, interrompido do lado O. por 2 ventanas sineiras e superiormente rematado por cornija com beiral. INTERIOR: nave única com cobertura em abóbada de berço separada por cornija, púlpito do lado da Epístola e coro-alto (suportado por 2 colunas de fuste liso em cantaria com guarda contracurvada em balaústres de madeira) adossado à face interna da fachada. Com arco triunfal de volta perfeita em cantaria ladeado por 2 altares colaterais em cantaria a preceder o presbitério, este apresenta planta rectangular superiormente rematada por abóbada hemisférica assente em 4 pendentes. Capela-mor de planta rectangular pouco profunda e cobertura em abóbada de berço, com muro de topo animado por camarim central ladeado por nichos revestidos a azulejo.
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos (séculos 17 e 18)
Observações