Fonte tipo nicho, composta por bica em lioz e tanque quadrangular de alvenaria calcárea, inserida numa estrutura de planta retangular, paredes de alvenaria de tijolo rebocada e pintada de branco e cobertura em betão, telhada a duas águas rematada por beirada simples, tendo adossada um bebedouro de animais de planta retangular, também de alvenaria calcárea, descoberto.
Conjunto composto por dois corpos retangulares adossados, um primeiro, de planta retangular, paredes de alvenaria de tijolo rebocada e pintada de branco e cobertura em betão, telhada a duas águas rematada por beirada simples, alberga a fonte com bica e tanque quadrangular, adossado a este, pelom seu lado direito, surge o bebedouro de animais de planta retangular descoberto.Mais a norte, destacado existe um tanque de lavagem de roupa retangular, também descoberto *1.
Materiais
Estrutura em betão; alvenaria de tijolo rebocada a argamassa de cimento e areia, pintada ou revestida a azulejo policromático corrente; tanques em pedra da região com elementos em betão, bica em lioz
Observações
EM ESTUDO. *1 - Nesta fonte foi adotada uma solução de aproveitamento da água muito corrente na região saloia, mas não só: do tanque de recolha da água que corre da bica para consumo humano, vinda de nascente ou de um outro manancial, a água corre para o tanque bebedouro de animais e deste a água segue para o tanque de lavagem de roupa, seguindo deste para as hortas onde, antigamente, era aproveitada para rega. *2 - A fonte está atualmente desactivada e em muito mau estado de manutenção.