Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Museu de São Miguel de Odrinhas

Museu de São Miguel de Odrinhas

O ponto de interesse Museu de São Miguel de Odrinhas encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de São João das Lampas e Terrugem no municipio de Sintra e no distrito de Lisboa.

Villa romana, fundada no século 1 a. C., de que subsistem apenas vestígios, entre os quais se destaca um mosaico policromo. Para além dos vestígios da villa romana, de destacar a ermida do século 12 junto à qual se encontra, conservado "in situ", um cemitério dos séculos de cariz medieval, embora não haja a certeza de que a actual distribuição das respectivas cabeceiras seja a primitiva. O museu possui uma grande colecção epigráfica regional, comparável às de Idanha-a-Velha e de Barcelona e apenas superada pelos incontáveis exemplares provenientes de Mérida e de Tarragona.

O sítio de Odrinhas é constituído por ruínas, de três épocas de ocupação, e pelo Museu. Ruínas: da Época Romana fazem parte quase todos os muros e compartimentos, vestígios de uma "villa", de que faz parte pavimento mosaico polícromo de desenho geométrico; Época Paleocristã, destacando-se o monumento absidal que, apesar de estruturalmente integrado no conjunto sobreviveu às restantes áreas da villa, dada a sua provável conversão a determinada altura em Basílica Cristã; Séc. 12 a 15 - desenvolveu-se necrópole de inumação espalhada sobre as estruturas romanas e tardo romana, atentando cada uma delas a respectiva cabeceira discóide. As sepulturas centram-se em torno da ermida de São Miguel, erigida pela mesma época, revestida posteriormente por azulejos hispano-árabes. Sob o alpendre da capela existe uma lápide sepulcral do séc. 1, com inscrição. No interior da capela existe uma estela funerária a servir de banco, com inscrição. No lado sul, adossado à capela, está o túmulo de Fernão Reganha, com arcossólio com lápide. O Museu foi construído inicialmente para recolher os restos romanos provenientes das ruínas anexas, mas rapidamente se converteu num museu regional, obrigando à construção de um anexo alpendrado e à provisória utilização de vários espaços exteriores.

Materiais

Observações