Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Nossa Senhora da Piedade

Capela de Nossa Senhora da Piedade

O ponto de interesse Capela de Nossa Senhora da Piedade encontra-se localizado na freguesia de Lalim no municipio de Lamego e no distrito de Viseu.

Arquitectura religiosa, vernácula, rococó e neoclássica. Capela de planta longitudinal simples, de espaço único, com cobertura homogénea em falsa abóbada de berço abatido, iluminada por janelas em capialço, rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal em empena truncada por sineira, com vãos em eixo composto por portal de verga recta, ladeado por janelas, e janela em arco abatido. Fachadas com cunhais apilastrados, encimados por pináculos, remate em friso e cornija, a lateral esquerda com porta travessa. Na parede testeira, retábulo de talha policromada e dourada do estilo rococó, de planta convexa e um eixo, tendo coro-alto e púlpito no lado da Epístola.

Planta longitudinal simples, com coincidência entre o exterior e o interior, de massas simples e disposição horizontalista, com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento em cantaria, com cunhais apilastrados, encimados por pináculos e remates em friso e cornija. Fachada principal orientada, em empena, com vestígios de ter sido alteada, truncada por sineira em arco de volta perfeita, encimada por cruz, assente em base; é rasgada por portal de verga recta, ladeado por duas pequenas fenestrações rectangulares e encimado por janela de sacada, de arco abatido. Fachada lateral esquerda virada a S., com porta travessa de verga recta e fenestração a iluminar a zona do altar-mor, elemento que se repete na fachada N.. Fachada posterior com fenestração rectangular emoldurada e remate em empena com cruz no vértice. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por falso lambril de cor verde, com cobertura em falsa abóbada de berço em madeira pintada de azul, assente em cornija creme e pavimento lajeado, tendo lateralmente estrados de madeira. Coro-alto de madeira, com guarda balaustrada e acesso por escada do mesmo material, que ocupa grande parte da nave. A ladear o pórtico, pia de água benta. No lado do Evangelho, junto à porta travessa, pia de água benta e retábulo de talha policromada, dedicado ao Ecce Homo. No lado da Epístola, púlpito quadrangular, com guarda plena de madeira, pintada de azul, apresentando as faces decoradas por elementos vegetalistas e pedra de armas, com acesso por escadas no lado esquerdo, sob o qual, existe uma caixa de esmolas. Sobre supedâneo de um degrau, que se prolonga junto ao retábulo lateral, criando presbitério, retábulo-mor de planta convexa, de um eixo, formado por quarteirões em ângulo, que enquadram o nicho central, em arco polilobado, com trono sustentando a imagem do orago; remate em espaldar recortado; altar envidraçado com a imagem de Cristo Morto, ladeado por quatro atlantes, os Evangelistas, em gesso policromado, que sustentam a estrutura retabular. Lateralmente, ao nível do solo, uma porta rectangular, de cada lado, de acesso ao trono e à sacristia fenestrada, encimada por duas estruturas retabulares de madeira policromada, de planta recta e um eixo formado por nicho contracurvado, ladeado por duas colunas com o fuste liso imitando marmoreados e capitéis coríntios. A estrutura sobrepujada por friso e cornija, surgindo, na zona superior da parede testeira, dois anjos pintados segurando instrumentos da Paixão de Cristo, os cravos, o do lado do Evangelho, e a coroa de espinhos o oposto, aparecendo, ao centro, grinalda de flores a enquadrar a pomba do Espírito Santo.

Materiais

Granito na estrutura, rebocada, nas modinaturas, pilastras, cornija, pináculos, pavimento, cruzes; madeira nas portas, cobertura, retábulos, coro-alto, púlpito e estrados laterais; telha na cobertura; vidro simples nas janelas e no altar do retábulo.

Observações

*1 - Existe um projecto para se construir um escadório a partir da EM.