Portal de Cidadania

Fonte do Desterro

Fonte do Desterro

O ponto de interesse Fonte do Desterro encontra-se localizado na freguesia de Lamego (Almacave e Sé) no municipio de Lamego e no distrito de Viseu.

Arquitectura infraestrutural, revivalista. Fonte neoclássica composta por tanque hexagonal com duas bicas inseridas em rosetões e espaldar de perfil recortado em aletas, rematado por cornija curva.

Planta rectangular, que, por ter os ângulos anteriores chanfrados, forma um hexágono, de disposição horizontalista, em cantaria granítica aparente com aparelho isódomo. Face principal voltada a SE., com espaldar de perfil recortado, com aletas molduradas, que arrancam de motivo geométrico rectilíneo, rematado por cornija curva rebaixada, que emoldura reserva ovalóide com a inscrição: "C.M. / 1877". Lateralmente, dois rosetões formando as bicas que abastecem o tanque, sob as quais surgem duas estruturas metálicas para apoio do vasilhame. O espaldar é ladeado por duas pequenas volutas. O tanque, de forma hexagonal, com as faces almofadadas, lisas com arestas vivas.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito; juntas do espaldar preenchidas a cimento.

Observações