Menir do Bronze final (1ª metade do 1º milénio), de três cavidades circulares, tendo sido, provavelmente, objecto de práticas litolátricas. Monumento único na Península Ibérica, equiparado a alguns "nuraghes" da Sardenha. A pedra terá sido "cristianizada" com uma cruz insculpida e colocada no cemitério para marcar a existência de um campo de mortos (SERRÃO, 1994).
Bloco de grés com cimento calcário, medindo 1,20 m de altura (desde o nível do solo) e 0,54 m de largura. Na parte superior, na face virada a poente, mostra uma cruz marcada por dois sulcos rectos que se cortam perpendicularmente. Por baixo, e na mesma face, vêem-se três cavidades muito regulares e em forma de "fossettes", a maior com 15 cm de diâmetro.
Materiais
Grés
Observações
*1 DOF: ... pertencente à Quinta do Calhariz, situado a cerca de 1 km a O. da estrada de Azeitão para o Portinho da Arrábida e relativamente a 400 m a O. / Noroeste do Casal do Meio, na freguesia do Castelo em Sesimbra. *2: Foram detectadas 4 tumulações; entre o espólio escavado contam-se peças de bronze (fivela de cinturão, fíbula, anel e pinças), de marfim (pente), recipientes cerâmicos estando presente o estilo decorativo de "ornatos brunidos".