Portal de Cidadania

Palacete Castilho

Palacete Castilho

O ponto de interesse Palacete Castilho encontra-se localizado na freguesia de Santo António no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial, pombalina. Palacete com alçado principal caracterizado pela regularidade na abertura e morfologia dos vãos. Apresenta uma tipologia híbrida sequente das sucessivas ampliações de pisos de que foi alvo, evidenciando como sinais da primitiva edificação, corpo principal com interior dominado por vestíbulo e escadaria conducente ao 1º andar, onde se articula com compartimentos desenvolvidos ao longo do alçado principal e de modo directamente comunicante entre si. Pela porta extrema E. acede-se a um 2º vestíbulo articulado com escadaria e elevador conducentes ao 2 pisos superiores, construídos em momentos posteriores distintos e segundo o esquema do prédio de rendimento.

Planta composta por um corpo principal rectangular de 4 pisos ao qual se justapõem, no respectivo alçado posterior, 2 corpos também rectangulares de 2 e 3 pisos, volumetria escalonada, cobertura efectuada por telhados a 2 águas em mansarda, a 4 águas perfurada por clarabóia e em terraço. Delimitado por cunhais em cantaria, com piso térreo revestido com placagem de cantaria e restante superfície murária em reboco pintado e abertura de vãos, a ritmo regular. Alçado principal a S., composto por 3 corpos separados por pilastras de cantaria, dos quais se destaca o axial, constituído como eixo de simetria da restante fachada e de remate diferenciado, piso térreo rasgado por vãos de verga ligeiramente curva, dos quais se destaca o portal a eixo, coincidente com a entrada principal. Andar nobre assinalado por janelas de sacada de verga recta destacada articuladas com varandins de guarda em ferro fundido, sobrepujadas por janelas de peito de verga, também destacada. O alçado é superiormente rematado por cornija encimada por platibanda em balaustrada interrompida, ao nível do corpo axial, por frontão triangular, acima da qual se regista um último andar amansardado. INTERIOR: 2 zonas distintas: uma 1ª definida pelo piso térreo e 1º andar do corpo principal e respectivos corpos adossados, com acesso axial assinalado por vestíbulo rectangular com rodapé pétreo, muros laterais rasgados por vãos de verga recta em cantaria e articulado, no muro de topo, com escadaria de lanços rectos opostos com patamar intermédio, conducente ao andar nobre, e com circulação efectuada por meio de corredores de implantação em U, contíguamente a saguão (resultante da articulação dos diferentes corpos); uma 2ª zona composta pelos 2 últimos pisos com acesso a partir de porta no extremo E., articulada com outro vestíbulo comunicante com escada e elevador que asseguram a ligação entre todos os pisos e pelos quais se acede ao 2º e 3º pisos - ambos dominados por corredores longitudinais e com compartimentos desenvolvidos ao longo dos alçados principal e posterior. No último piso existe adossado um terraço de planta em T, correspondente a parte da cobertura do piso inferior.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos

Observações