Arquitectura religiosa, maneirista, barroca. Igreja paroquial de uma nave e capela-mor totalmente abobadada. Fachada harmónica, com o corpo central enquadrado por duas torressineira. O corpo central remata em empena contracurva. Retábulo-mor e retábulos da nave, quase todos em estilo nacional, com colunas torsas e arquivoltas no remate.
Planta composta por coro-alto e coro-baixo, nave única, capela-mor, capela baptismal, capela lateral do lado do Evangelho, sacristia e salas de arrumos. Volumes articulados dispostos horizontalmente; cobertura exterior com telhado de duas águas. Fachada principal orientada a O. tem escadaria, embasamento pintado de creme e três panos separados por cunhais de pedra granítica aparelhada, o pano central tem dois registos separados por cornija, no inferior abrem-se três portas com moldura e cornija de pedra, sendo a central maior, por cima destas existem três janelas, a do meio de sacada com grade de ferro forjado; no registo superior frontão contracurvado com volutas laterais e óculo central com moldura de pedra granítica; os panos laterais, correspondentes às torres, são idênticos entre si, apresentam duas frestas e cruz montada com azulejos brancos e verdes no registo inferior e sobre a cornija, sineira com arco de volta perfeita rematada por cornija com cobertura cónica e pináculos nos cantos. Fachada lateral direita orientada a S. apresenta três panos separados por cunhais; o primeiro da esquerda é delimitado por cunhais de pedra granítica aparelhada, tem cornija que separa os dois registo, o inferior apenas com fresta, o superior com sineira de arco de volta perfeita, remate com cornija e cone da cobertura; o segundo tem porta com moldura de granito sobrepujada por cruz feita com azulejos verdes e brancos e inscrição, junto ao ângulo direito do pano fica adossada escada com dois lanços e pequeno alpendre, remate com cornija e beirado do telhado; o terceiro pano tem janela com moldura pétrea, remate com cornija e beirado do telhado. Fachada lateral esquerda orientada a N. tem dois registos, o superior é liso, rematado por cornija e beirado de telhado, a este se adossa um corpo formando um registo inferior, tem remate idêntico e dois panos separados por cunhal pintado, o da esquerda tem seis janelas com molduras pétreas, três por cada piso, sendo as de ciam de sacada com protecção de grade de ferro, no pano da direita abrem-se três janelas com moldura pétrea. Fachada posterior orientada a E., de pano cego correspondente à capela-mor, parcialmente adossado a edifício; uma outra parte voltada para estreito logradouro da igreja. Articulação exterior-interior desnivelada. INTERIOR: Espaço diferenciado. Coro-alto de planta rectangular suportado por arco abatido de granito assente sobre pilastras lisas da mesma pedra; três janelas e um óculo para iluminação, balaustrada de madeira e porta de acesso do lado do Evangelho; pavimento de madeira e cobertura com abóbada de volta perfeita. Coro-baixo de planta rectangular, pára-vento de madeira frente à porta central e uma porta com moldura de granito de cada lado deste, revestimento da parede com azulejos azuis e brancos de tapete com dois padrões; parede da Epístola com arco de volta perfeita assente sobre pilastras de granito através do qual se acede ao coro-alto e à torre subindo as escadas; parede do Evangelho com arco, idêntico ao do lado oposto, fechado por porta de madeira trabalhada que permite o acesso à capela baptismal; cobertura plana em alvenaria; pavimento de madeira, granito e pedra mármore. Nave de planta rectangular. Parede da Epístola totalmente revestido com azulejos azuis e brancos de padrão onde se integram quatro painéis de albarradas, junto ao pavimento, e dois painéis com cenas da Vida da Virgem entre os arcos dos retábulos; abrem-se quatro vãos, junto ao coro-baixo, porta para o exterior com moldura de granito sobrepujada por tela onde se vê representada a Última Ceia, seguem-se três arcos de volta perfeita assentes sobre pilastras lisas de granito que albergam retábulos de talha, retábulo com camarim ladeado por pilastras e colunas pseudo-salomónicas que suportam o entablamento e arquivoltas, retábulo com estrutura semelhante ao anterior decorado a dourado sobre fundo preto, retábulo pintado a preto e dourado com camarim, ladeado por dois pares de colunas pseudo-salomónicas com capitéis coríntios que sustentam entablamento e arquivoltas; entre os dois primeiros retábulos encontra-se púlpito quadrangular de madeira pintado pintado a dourado sobre marmoreados pretos suportado por grande mísula de mármore; no intervalo seguinte existe tábua representando São Domingos; junto à ilharga fica porta para a sacristia sobrepujada por sanefa; remate do pano com sanca. Parede do Evangelho com decoração azulejar idêntica à do lado oposto, apresenta quatro arcos de volta perfeita assentes sobre pilastras lisas de granito, o primeiro abre para capela lateral e os seguintes são ocupados por retábulos de talha dourada, os dois primeiros têm camarim reduzido, dois pares de pilastras e colunas a suportar o entablamento e arquivoltas, o último, pintado a verde, dourado e castanho tem camarim ladeado por colunas e pilastras que suportam o entablamento e frontão contracurvado. Entre os dois primeiros retábulos existe púlpito idêntico ao do lado oposto, no intercolúneo seguinte vê-se tábua representando São Miguel e as Almas do Purgatório, junto à ilharga porta de acesso a salas de arrumos; remate do pano com sanca. Cobertura da nave com abóbada de volta perfeita em alvenaria; pavimento de madeira e lajes de granito. Arco triunfal de arco de volta perfeita assente sobre pilastras lisas sobre o qual existe sanefa de talha dourada; ilhargas revestidas com azulejos de padrão semelhantes aos da nave, um painel de albarradas e uma mísula de pedra de cada lado. Capela-mor rectangular; parede da Epístola lisa preenchida com azulejos de padrão azuis e brancos, onde se integra painel figurativo, na sequência do ciclo da Vida da Virgem iniciado na nave, e friso de albarradas; parede do Evangelho idêntica à do lado oposto com painel figurativo e nicho com arco de volta perfeita sobrepujado por cornija e volutas em mármore branco e rosa. Retábulo-mor de talha dourada com camarim desenvolvido ocupado por trono, quatro colunas pseudo-salomónicas sustentam o entablamento, arquivoltas e fecho do arco com cruz de Santiago no centro de um escudo; frontal de altar decorado com embrechados de mármore preto, rosa e branco; cobertura com abóbada de volta perfeita; pavimento de granito e campas rasa de mármore, uma das quais com brasão de armas e inscrição ilegível. Capela Baptismal rectangular, parede E. com tela representando Nossa Senhora da Conceição, parede N. com fresta e silhar de azulejos de padrão azuis e brancos conjugados com azulejos esponjados, parede O., lisa com o mesmo silhar e parede S. comporta para coro-baixo; cobertura abobadada de alvenaria e pavimento de lajes de granito. Capela do lado do Evangelho, dita de Nossa Senhora de Lourdes, rectangular; parede E. com porta entaipada coroada com medalhão floral e pequeno frontão curvo; parede O. tem porta com remate idêntico à do lado oposto e óculo de iluminação; parede N tem retábulo com nicho ladeado por colunas coríntias sobrepujadas por cornija e anjos e rematado por arco de volta perfeita pano S. arco de volta perfeita para nave; cobertura com abóbada de volta perfeita, na zona de entrada, e com tecto apainelado decorado a estuque com motivos de padrão pintados a vermelho e branco e florão central. Sacristia com dois compartimentos contíguos, o primeiro tem porta para a nave no pano N., porta fechada no pano E., pano N. com porta para compartimento contíguo, segundo compartimento tem armário de parede, arcaz e oratório no pano S. e no pano O. existe lavabo e abre-se vão com escadas que dão acesso a porta para a rua à esquerda, porta para púlpito à direita e nicho em frente.
Materiais
Alvenaria rebocada; granito nos cunhais e cornija; cobertura de telha; azulejos de fabrico tradicional em todo o interior; madeira nos retábulos da nave e retábulo-mor; granito e mármore no pavimento.
Observações