Convento masculino, mendicante, de fundação ducentista, com intervenções renascentistas (sarcófago e retábulo), maneiristas (retábulo da capela de Gaspar Fragoso e em pinturas murais das capelas da nave) e barrocas (altar-mor e painéis de azulejos barrocos na capela-mor). No séc. 19 as alas conventuais foram alteradas e ampliadas para a instalação de unidade fabril ligada à indústria cortiçeira, a Fábrica Robinson, a mais antiga e uma das maiores fábricas de transformação de cortiça do mundo; as suas duas chaminés são o ex-libris da cidade, sendo a chaminé de fumo branco de desenfumagem de vapor de gases da caldeira de aquecimento de água e a chaminé de fumo preto de desenfumagem de geradores de vapor; para além do Edifício Fronteiro e das chaminés existem ainda os edifícios de Armazéns e Quadra, que serviam de anexos à estrutura principal do convento, Oficina da Prancha, Armazém da Prancha, ambos armazenavam e tratavam as pranchas de cortiça em bruto e o Edifício das rolhas, do final do séc. 19.
Planta longitudinal, em cruz latina, composta por galilé, anrecedido por escadaria, transepto saliente e cabeceira orientada a sudeste. Volumes articulados. Fachadas sudoeste e nordeste adossadas. Cobertura diferenciada em telhado de duas águas em cada corpo, em telha mourisca. Entrada por galilé com arco redondo, dois tramos com duas abóbadas de arestas seguidas, portal da igreja com moldura granítica de verga e sobreverga rectas; franqueada a porta, encontramo-nos num plano mais baixo do que o da nave, sob o coro, com abóbada de berço redondo; após curto lanço de escadas e saindo debaixo do coro, entramos na nave, única, com tecto em abóbada de berço redondo, possuindo, na parede nordeste e de noroeste para sudeste: capela lateral à face com restos de pintura mural ( motivos arquitectónicos ) e nicho central; porta para o claustro do convento; nicho em arco abaulado. Na parede sudoeste da nave encontramos, de noroeste para sudeste: capela lateral que se abre em dois arcos redondos seguidos, restos de altar de alvenaria com pintura mural na parede fundeira, janelão na parede noroeste, passagem emparedada na parede sudeste, tecto de abóbada de cruzaria de ogivas, formando estrela de quatro pontas; capela lateral que se abre em arcos idênticos aos anteriores, quatro nichos redondos em cada parede lateral e abóbada de berço abaulado; capela lateral que se abre em arco quebrado, de granito, antecedido por arco redondo igual ao das capelas anteriores, porta na parede noroeste a dar para arrecadações paralelas à nave, casas de banho e um quintal, no exterior do topo sudoeste do transepto. Arco cruzeiro redondo com vestígios do primitivo arco quebrado e de um púlpito, do lado do Evangelho; pavimento do cruzeiro e braços do transepto com inúmeras campas; tecto do cruzeiro em abóbada de cruzaria de nervuras, rebaixada, com combados; restos de altar de talha dourada no topo sudoeste, com janelão por cima, e vestígios de janela no topo nordeste. Capela colateral, na cabeceira, do lado do Evangelho, que abre em arco quebrado de cantaria granítica assente em feixe de colunas com capitéis decorados com motivos vegetalistas; porta emparedada, em arco quebrado, na parede nordeste, janelão em arco quebrado na parede fundeira, tecto em abóbada de cruzaria simples de ogivas ( abóbada de arestas de ogivas ); capela-mor forrada com painéis de azulejos historiados com temas franciscanos, azul e branco, nas paredes laterais; altar-mor de mármore branco e preto com alguma decoração em mármore vermelho, possuindo ao centro a abertura para o camarim, com trono, ladeada por colunas e encimado por frontão interrompido; dois anjos ladeiam o frontão, apresentando, o do lado da Epístola, o emblema dos franciscanos; sobre a banqueta, um sacrário; a capela tem tecto de abóbada de berço redondo. Capela colateral, na cabeceira, do lado da Epístola, aberta com arco quebrado de cantaria de granito sobre feixe de colunas com capitéis de decoração vegetalista; na parede do fundo um retábulo em alvenaria, com sete edículas com altos relevos, predela e altar; túmulo de Gaspar Fragoso em edícula de arco redondo com sarcófago - apresentando dois meninos segurando a cartela com o epitáfio, e estátua jacente; dois arcosólios com arco quebrado na parede sudoeste, tendo por cima uma pequena janela emparedada; abóbada de cruzaria simples de ogivas (abóbada de arestas de ogivas).
Materiais
Mármore, granito, pedra, tijolo, argamassa de cal e de cimento, tijoleira, madeira, azulejos, telhas
Observações
*1 - DOF: Conjunto constituído pela Igreja e antigo Convento de São Francisco e Fábrica Robinson; *2 - neste edifício existem alguns equipamentos que permanecem como peças de arqueologia industrial, tais como: caldeira de vapor, tanque de cozimento de cortiça, conjuntos de trituração, linha de 12 autoclaves conjunto de campânulas de rega de blocos, para além do arquivo, acervo documental e fotográfico, pertencente à Fundação Robinson; *3 - a obra obra é distinguida com o prémio Europeu de Arquitetura Philippe Rotthier, em 2011 e o Prémio de Reabilitação atribuído pela Fundación Pymecon, em ex-aequo, na sua III edição.