Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de planta longitudinal, de espaço único, com cobertura interior de madeira de dois panos, iluminada por fresta rasgada na fachada lateral esquerda. Fachada principal em empena, rasgada por pórtico em arco de volta perfeita, enquadrado por pilastras. Fachadas rematadas por cornija e marcadas por cunhais de cantaria. Interior com simples mesa de altar.
Planta longitudinal simples, de espaço único e massa horizontalizante, com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, excepto a principal, em cantaria aparente, de aparelho isódomo, com os cunhais em cantaria, de aparelho rústico e juntas preenchidas a cimento, rematadas em cornija e beiral. Fachada principal, voltada a N., em empena coroada por cruz latina de hastes rectas, rasgada por portal em arco de volta perfeita, com arquivolta almofadada, que intercepta as pilastras que o enquadram, estando encimado por moldura rectangular escavada e flanqueada por moldura almofadada, com a seguinte inscrição gravada: "ESTA CAPELA MANDOU FA / ZER O L(icencia)do S. DA MOTA A / GENTE DE PARADA DE ESTER / NATURAL DESTE LUGAR TEM QUATRO MISSAS NA / SEMANA D(omine) de 1651". À direita do pórtico, uma lápide de granito polido com caracteres dourados, onde se lê: "Reconstruída em 2001. Inaugurada por sua Exc ª Rev. Bispo de Lamego D. Jacinto Botelho 16/ 06/ 2001". Fachada lateral esquerda, virada a E., com embasamento em betão, vencendo o desnível do terreno envolvente, rasgada por fresta em capialço, com moldura irregular de granito. Fachada lateral direita, virada a O., cega, sendo a posterior em empena cega. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, cobertura de madeira a duas águas e pavimento em lajeado de granito, com uma sepultura, contendo a seguinte inscrição: "A O / S DLD/ DOSDA/ MOTA/ NSI DO/ RE E SAI/ CAPELA", provavelmente pertencente ao padroeiro, que a terá mandado erguer. Do lado da Epístola, a ladear a porta, pia de água benta de granito. Sobre um degrau, ara de altar granítica assente em dois pilares.
Materiais
Estrutura em alvenaria de granito, rebocada; fachada principal, cunhais, na pavimento, pia de água benta, ara de altar e pilar em cantaria de granito; lápide em granito polido; porta e cobertura interior em madeira; juntas preenchidas a argamassa; fresta em vidro simples; embasamento em betão; cobertura exterior em telha de aba e canudo.
Observações