Arquitectura religiosa, vernácula. Capela oitocentista de planta longitudinal, de corpo único, com empena coroada por cruzes sobre plintos nos vértices centrais e pináculos piramidais nos vértices laterais, rasgada por porta em arco abatido ladeada por janelas rectangulares, na fachada principal e por frestas rectangulares nas fachadas laterais.
Planta retangular longitudinal, de massa simples e volume único, com cobertura homogénea em telhado de duas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento destacado a azul cinza, rematadas por beirada simples. Fachada principal virada a O., terminada em empena rematada por friso e cornija de granito, coroada por cruz latina, de braços quadrangulares simples sobre acrotério, ladeada por pináculos piramidais. É rasgada por portal de verga abatida, com moldura terminada em pequena cornija, ondulada, percorrida por filete arredondado, ladeada por duas janelas, com moldura igual à do portal, protegidas por grades de ferro. Sob o vértice da empena apresenta pequena cartela de granito com a data 1897. Fachadas laterais terminadas em cornija reta de betão, rasgadas por uma seteira retangular, vertical, de cada lado. Fachada posterior terminada em empena cega. INTERIOR de espaço único, com paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento e teto de madeira pintada de castanho. Junto à porta principal pia de água benta, de granito pintado de brando, de secção quadrangular. Zona da capela-mor demarcada por um degrau, possuindo na parede testeira retábulo mor de talha policroma e dourada, de planta reta e três eixos, definidos por quatro colunas salomónicas de capiteis jónicos, prolongadas no ático. Sobre o entablamento, em duas arquivoltas, intercaladas por decoração vegetalista. Ao centro abre-se nicho em arco de volta perfeita, interiormente forrado a papel com motivos florais, que alberga a imagem, ladeada por duas peanhas que suportam imagens. Altar tipo urna, com frontal pintado de branco, percorrido por filete dourado. Ladeiam o retábulo dois armários de madeira.
Materiais
Estrutura em cantaria de granito, rebocada e pintada de branco com embasamento cinzento; frisos, cornija, molduras dos vãos, cruzes e pináculos em cantaria de granito aparente; porta de madeira; grades das janelas de ferro; janelas com vidro simples; coberturas exteriores em telha de aba e canudo.
Observações
*1 - No Portugal Antigo e Moderno de Pinho Leal, é referida uma capela com a designação de Capela da Aldeia Nova, localizada junto ao Castelo, em muito mau estado de conservação, onde os estudantes festejavam Santa Luzia, trata-se da mesma capela, que entretanto mudou de designação. O adro foi durante anos utilizado como cemitério.