Arquitectura religiosa, barroca, rococó e neoclássica. Igreja paroquial de planta longitudinal, de nave única, com capela-mor mais estreita, em eixo, e torre sineira e sacristias adossadas lateralmente. Fachada principal contendo ainda o seu desenho elementos de matriz maneirista. É rematada por frontão triangular com portal principal de verga recta, moldurado e decorado com motivos fitomórficos, e concheados, já com influências rococós, rematado por frontão interrompido, entre dois janelões rectangulares. A coroar os cunhais encontram-se altos pináculos, repetindo-se o mesmo no cimo do coruchéu. Decoração interior com vários retábulos neoclássicos, quebrada pelo retábulo colateral de Nossa Senhora do Rosário ainda de estilo barroco joanino, apesar do altar ser uma posterior modificação ao gosto neoclássico. Lavabo da sacristia com características híbridas entre o barroco e o rococó. Arcaz com decoração de barroco nacional. Conserva uma inscrição alusiva à construção e ao seu mandante da estrutura medieval que a precedeu, assim como dois sarcófagos de granito, monolíticos e antropomórficos, que remontam ao mesmo período. O interior alberga um excelente exemplar de pia baptismal com taça gomada, monolítica. O retábulo colateral de Nossa Senhora do Rosário apresenta um interessante trabalho de talha. Possui, na capela-mor, um interessante tecto, de caixotões pintados. Na sacristia existe um lavabo, de granito, de excelente traça, assim como um arcaz de castanho, e uma singela pia de granito, talvez a pia baptismal da construção primitiva.
Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor mais estreita, rectangulares, em eixo, e torre sineira quadrangular, salão e sacristias, rectangulares, adossados lateralmente a N.. Volumes articulados e escalonados, de dominante horizontal, quebrada pelo verticalismo da torre sineiras, com coberturas diferenciadas em telhados de uma e duas águas e em coruchéu sobrepujado por pináculo, na torre. Fachadas em cantaria de granito, com cunhais apilastrados, sobrepujados, na nave e capela-mor, por pináculos, com cruz sobre acrotério no ângulo das empenas e remates em cornija sob beiral, nas fachadas laterais. Fachada principal orientada, rematada por frontão triangular, com portal de verga recta encimado por frontão borromínico interrompido por acanto, entre dois janelões rectangulares em capialço. O portal é moldurado e decorado por aletas com concheados, possuindo à direita gravada inscrição. Torre sineira de três registos, separados por cornija, tendo no primeiro e segundo, janela rectangular e, no último, quatro ventanas, em arco pleno, rematadas por cornija com pináculos e gárgulas de canhão nos ângulos. A fachada lateral N., onde é visível o escalonamento dos corpos, apresenta, na nave, dois janelões, rectangulares em capialço, parcialmente tapados e, na sacristia e no salão, respectivamente, porta e janelas jacentes. Fachada lateral S. apresenta porta de verga recta, na nave, e quatro janelões rectangulares, dois na nave e dois na capela-mor. Fachada posterior com janela jacente na capela-mor, e porta encimada por janelão, rectangulares, na sacristia. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com rodapé de granito e silhar de azulejos industriais recentes, de padrão, monocromos com estampilha azul. Nave com cobertura em abóbada de berço de madeira e pavimento em soalho. Coro-alto assente em arco abatido sobre pilastras, com guarda em balaustrada de madeira. Sub-coro com guarda-vento de madeira entre pias de água benta tendo, do lado do Evangelho, baptistério inscrito em arco pleno, com pia baptismal de taça circular, gomada assente em coluna bojuda. Do lado da Epístola, escada de pedra com guarda de madeira de acesso ao coro-alto. Na nave, confrontantes, duas portas ladeadas por pias de água benta de taça gomada, quatro janelões com sanefas de talha, e dois retábulos laterais em talha policroma a branco, verde e dourado, o do lado do Evangelho da invocação de Nossa Senhora de Fátima e o do lado da Epístola dedicado ao Senhor dos Passos. Retábulos colaterais dissemelhantes, colocados em ângulo, o do lado do Evangelho em talha dourada, da invocação de Nossa Senhora do Rosário e o do lado do Epístola de talha idêntica aos da nave, da invocação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Arco triunfal pleno, sobre pilastras dóricas, encimado por sanefa de talha policroma, a branco, azul e dourado. Capela-mor rebocada e pintada de branco, com silhar de azulejos industriais, de padrão, monocromos a azul, rasgada por quatro janelões com sanefas de talha, confrontantes, e porta de comunicação com a sacristia. Cobertura em abóbada de berço de madeira, com caixotões pintados e dourados, com medalhões e cena eucarística ao centro. Pavimento em taco de madeira. Retábulo-mor sobre supedâneo de granito com acesso por cinco degraus. O retábulo-mor apresenta talha policroma, com marmoreados a verde e castanho, com decoração pontuada a dourado. Planta convexa de três eixos, com o central rematado por frontão curvo coroado por motivo fitomórfico. Tribuna recortada com trono eucarístico, enquadrada por par de colunas. Eixos laterais com mísulas com imaginária. Sacrário sobre a banqueta. Altar em forma de urna. Sacristias com pavimentos de granito. Lavabo de granito com espaldar recortado, coroado por motivos fitomórficos, com bica carranca e taça semicircular. Junto ao arcaz encontra-se pia de granito *1.
Materiais
Estrutura, cunhais, cornijas de remate, elementos decorativos, escada para coro-alto, pias de água benta e baptismal, lavabo e pia da sacristia, pavimentos do sub-coro, sacristias e salão em granito; portas, janelas, guarda-vento, balaustrada do coro-alto e guarda da escada de acesso, pavimentos da nave e capela-mor, tectos, sanefas, retábulos, armários e arcaz em madeira; silhar de azulejos industriais nas paredes da nave, capela-mor e sacristia; grades das janela em ferro; cobertura exterior em telha de canudo.
Observações
*1 - Provavelmente é a pia baptismal do primitivo templo.