Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Liceu Nacional de Guimarães

Liceu Nacional de Guimarães

O ponto de interesse Liceu Nacional de Guimarães encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Oliveira no municipio de Guimarães e no distrito de Braga.

Arquitectura educativa, do séc. 20. Liceu, projectado, no âmbito de Plano de 1958, para 1000 alunos, de frequência mista, no âmbito do programa da Junta de Construções para o Ensino Técnico e Secundário. Edifício escolar composto por vários corpos de planta rectangular, despojados de elementos ornamentais, rasgados por grandes vãos rectilíneos, envidraçados, que marcam o ritmo da estrutura de betão. Corpo principal, com fachada virada a SO., de três panos, com o central mais avançado, em cantaria de granito e terminado em cornija recta com brasão integrado. Escola implantada numa vasta área rectangular, organizada num sistema de dois eixos perpendiculares, ao eixo paralelo à alameda foi associado o corpo principal, com fachada assimétrica, que se destaca da sobriedade do conjunto edificado. Os diversos corpos são rasgados por sucessivos vãos rectilíneos que criam grandes transparências e afirmam a horizontalidade das longas fachadas.

Conjunto edificado constituído por vários corpos de planta rectangular, alguns deles com ligação através de galeria-recreio coberto e campos de jogos. Os edifícios apresentam os paramentos rebocados e pintados de branco, com coberturas em telhados de várias águas, possuindo vãos rectilíneos. CORPO principal de planta rectangular com fachadas rebocadas e pintadas a branco, percorridas por embasamento de cantaria de granito, e remates em cornija. Fachada principal virada a SO., de três panos, de disposição assimétrica a partir do central, mais avançado, em granito, terminado em cornija recta saliente, ornado com brasão de armas de Portugal, encimado por esfera armilar. No piso inferior, rasgam-se três vãos rectilíneos com portões de ferro forjado, pintado a verde-escuro, precedidos por escadaria de granito dois lanços convergentes, surgindo na base das escadas, um amplo pano cego com painel recente de azulejos, com letras metálicas sobrepostas "ESCOLA SECUNDÁRIA MARTINS SARMENTO". No piso superior, abrem-se três janelas de peitoril, rectilíneas, com caixilharias de alumínio, sendo encimadas por letras metálicas "LICEU DE GUIMARÃES".

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito e betão, com paramentos rebocados e pintados de branco, com excepção do corpo central da fachada principal em granito; embasamentos e escadas em granito; gradeamento de muros e portões em ferro; caixilharias de portas interiores em madeira; caixilharias exteriores em alumínio; vidro simples nas portas e janelas; coberturas em telha.

Observações

Em 1975, as instalações construídas para o liceu distribuíam-se em: 26 salas de aula; 1 laboratório, 1 sala e 1 gabinete de física; 1 laboratório, 1 sala e um gabinete de química; 1 sala e 1 gabinete de ciências; 1 sala de geografia, 2 salas de desenho, 3 bibliotecas; 2 ginásios, 1 sala de estudo; 2 gabinetes do director; 1 sala de professores; 1 sala de contínuos; 3 secretarias; 2 arquivos; 3 cozinhas e 1 refeitório; e 12 sanitários.