Arquitectura residencial, setecentista. Quinta de recreio de planta rectangular irregular, composta por casa apalaçada rectilínea, algumas dependências de carácter rural e jardim. O edifício evolui em dois e três pisos, adaptando-se ao declive do terreno, de grande volumetria, rasgado, uniformemente por vãos rectilíneos ou em arcos abatidos, todos com molduras simples de cantaria e caixilharias de guilhotina. Fachadas flanqueadas por cunhais apilastrados e rematadas por cornija e beirada simples. A fachada posterior, que abre para o jardim, é mais exuberante, com portal de aparato, marcado por pilastras e colunas. Interior com vestíbulos que acede às várias dependências intercomunicantes, o mesmo sucedendo no piso superior, com pavimentos e tectos de madeira, com as paredes marcadas por silhares de azulejo de produção monocroma, azul sobre fundo branco, joanina, com padronagens, excepto no jardim onde surge temática mitológica. No interior possui janelas protegidas por portadas e algumas ostentando conversadeiras. Neste, surge um tanque central, conversadeiras, pérgula de madeira de casa de fresco rectangular, com o tecto revestido a embrechados.
Casa de planta rectangular, composta por edifício de planta rectangular, com os ângulos anteriores cortados em ângulo recto, à qual foram adossadas outras construções no jardim, que se desenvolve na fachada posterior. O edifício evolui em dois e três pisos, acompanhando o declive do terreno, de volumetria paralelepipédica escalonada com disposição horizontal, de coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas, onde se rasgam mansardas. Fachadas rebocadas e pintadas de rosa, percorridas por embasamento de cantaria, escalonado, adaptando-se ao terreno, flanqueadas por cunhais de cantaria e rematadas em cornija e beirada simples, tendo todos os vãos emoldurados a cantaria de calcário. Fachada principal, virada a O., evoluindo em três registos definidos por friso de cantaria, tendo, ao centro, duas portas cocheiras em arco abatido, na do lado direito a funcionar um estabelecimento comercial (florista); no piso inferior, surgem, ainda sete respiradouros jacentes, protegidos por grades. Nos pisos superiores, treze janelas em arco abatido, com caixilharias de guilhotina, protegidas por portadas interiores em madeira almofadada, destacando-se no piso intermédio apenas uma janela com portada exterior, de madeira pintada de verde. Os extremos são marcados por portais semelhantes, de verga recta, com moldura de cantaria, flanqueado por pilastras de silharia fendida, formando falso rústico, rematado por entablamento e frontão triangular, ambos seccionados por elementos lanceolados; o portal do lado esquerdo encontra-se protegido por porta de duas folhas de madeira, pintadas de verde, tendo, junto ao acesso, dois frades de cantaria, estando o oposto parcialmente entaipado e protegido por uma porta de madeira pintada de verde. Sobre a cobertura, duas mansardas com cobertura de canhão e janela rectilínea. As fachadas laterais são semelhantes, de três e dois pisos, definidos por frisos de cantaria, rasgadas no piso inferior por porta de verga recta e por uma janela rectilínea, e, nos superiores, por duas janelas em arco abatido, com caxilharias de guilhotina. A fachada lateral esquerda, virada a N., encontra-se prolongada por muro que liga a um anexo construído no jardim, de dois pisos, o inferior com amplo portal de verga recta e portada de madeira pintada de verde e janela de peitoril com caixilharia de madeira de duas folhas e vidro simples; o piso superior possui duas janelas de peitoril com caixilharias de guilhotina e, sobre o portal, fresta rectilínea. No espaço que abre para esse pátio, o corpo forma uma reentrância, marcada por escadaria de cantaria, com soco lateral, encimado por guarda de ferro forjado e oito balaústres bojudos; no topo da escada, abre-se arco em asa de cesto e moldura de cantaria, criando um pequeno alpendre à porta de verga recta de acesso ao interior; sobre o arco, janela em arco abatido com caixilharia de guilhotina, surgindo, na face E., duas janelas semelhantes ao nível do piso superior. Para o pátio que aqui se forma, abre o anexo, com duas portas de verga recta no piso inferior e uma janela de peitoril rectilínea e de guilhotina no superior. Fachada posterior tem, no piso térreo, ao centro, três portadas, a central de maiores dimensões, definidas por quatro pilastras e duas colunas toscanas, ensaiando o modelo de uma falsa serliana; estas sustentam sacada com bacia de cantaria e guarda de ferraria ornamental, para onde abrem duas janelas em arco abatido, com caixilharias de madeira e vidros simples, encimadas por bandeiras. Este elemento encontra-se flanqueado por janelas de peitoril, em arco abatido, surgindo, no extremo esquerdo, sacada ampla, assente em três mísulas escalonadas, com guarda metálica e para onde abrem duas janelas rectilíneas. INTERIOR tem, no piso térreo, o espaço dos antigos estábulos, onde hoje funciona estabelecimento comercial, surgindo, no piso superior, um vestíbulo que liga a várias salas intercomunicantes, através de portas de verga recta, todas com tectos e pavimentos em madeira, possuindo as paredes rebocadas e pintadas de branco, com silhares de azulejo de monocromia, azul sobre fundo branco, com figuras avulsas (aves, flores, embarcações), envolvidas por friso de azulejo de padrão 2x2, tendo janelas com conversadeiras. Numa das dependências, a figura avulsa é substituída por albarradas, envolvidas por barras de acantos enrolados, tudo em monocromia azul sobre fundo branco. Ainda neste piso, a cozinha primitiva com paredes rebocadas e pintadas de branco, com silhares de azulejo de figura avulsa, surgindo, em alguns locais, vestígios de reaproveitamento de azulejo figurativo, possuindo pia em cantaria de calcário e enorme chaminé com moldura em cantaria. Neste piso, destaca-se a sala de acesso ao jardim, com tecto pintado de bege e colunas de madeira pintadas, a ladear a porta. O piso superior tem acesso por estreitas escadas com silhares de azulejo de figura avulsa, com várias dependências algo deterioradas, onde se destaca um amplo salão com paredes rebocadas e pintadas de branco, com silhares de azulejo de monocromia, azul sobre fundo branco, formando uma ampla padronagem de açafates, flanqueados por naginas aladas, cujas asas se unem por festões e concha central, possuindo friso de acantos enrolados; tem tecto de madeira em gamela, formando apainelados ornados por motivos vegetalistas e chaminé em cantaria, de perfil rectilíneo. Neste piso, surgem, ainda, quarto muito simples, com rodapé esponjado e friso de palmetas estilizadas, em posição intercalada, e uma cozinha, de feitura mais recente. Uma porta em arco abatido e moldura de cantaria, rematado por empena truncada e ornada por almofadado, dá acesso ao JARDIM, situado a E., de planta irregular, de perfil curvilíneo, com a vegetação pouco cuidada, misturada com vegetação espontânea, tendo os muros ornados por silhares de azulejaria historiada, em monocromia, azul sobre fundo branco, com cenas mitológicas, integrando, num dos lados, uma pérgula em madeira. Ao centro, um relógio de Sol e um chafariz centralizado. No extremo E., uma casa de fresco em cantaria de granito aparente, de planta rectangular e coberturaa duas águas, possuindo a fachada principal rasgada por arco de volta perfeita assente em pilastras, tudo almofadado, ladeado por duas colunas toscanas que sustentam entablamento e o remate em frontão, flanqueados por aletas. O interior tem as paredes em cantaria de calcário, em alvenaria irregular, imitando uma formação espontânea, a que se adossam bailéus em cantaria, com cobertura em falsa abóbada de berço, revestida a embrechados de seixos e conchas; no topo, possui nicho em arco de volta perfeita, assente em pilastras, com apontamentos fitomórficos, onde se insere uma taça gomada, assente em plinto galbado, sobre a qual surge uma figura antropomórfica acéfala, executada em mármore.
Materiais
Edifício em alvenaria rebocada e pintada; embasamento, cunhais, cornija, modinaturas, chaminé, pia da cozinha, escadas, balaústres, tanque do jardim e casa de fresco em cantaria de calcário; escultura em mármore; janelas com caixilharias de madeira e vidro simples; pavimentos, portadas, tectos em madeira; guardas em ferro forjado e fundido; silhares de azulejo tradicional; cobertura exterior em telha; casa de fresco com embrechados de seixos e conchas.
Observações