Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Solar dos Canavarros de Barros

Solar dos Canavarros de Barros

O ponto de interesse Solar dos Canavarros de Barros encontra-se localizado na freguesia de Sabrosa no municipio de Sabrosa e no distrito de Vila Real.

Arquitectura residencial, setecentista. Solar de planta em U, fechado por muro, possuindo a meio jardim formal. Fachadas viradas ao exterior rebocadas e pintadas, com pilastras nos cunhais, terminadas em friso e cornija e rasgadas por vãos abatidos com molduras rematadas em cornija. Fachada principal evoluindo em dois pisos, possuindo eixo central sobrelevado, terminando em falso frontão e rasgado por portal e janela de sacada, ladeada de aletas encimado por frontão e brasão de família. Fachadas internas do U mais simples e rasgadas por vãos rectilíneos.

Planta em U irregular, fechada por muro disposto a O., composto por três volumes articulados, de coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas, rematadas em beirada simples. Fachadas viradas à rua rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento, com pilastras nos cunhais, decoradas por falsos brincos nos capitéis, as da frontaria coroadas por elegantes fogaréus, terminadas em friso e cornija e rasgadas por vãos de verga abatida, com molduras terminadas em cornija, tendo as janelas caixilharia de guilhotina. Fachada principal virada a E. com eixo central sobrelevado, terminando em falso frontão de lances, lateralmente revestido a telha, abrindo-se no piso térreo três portais, o central com chave relevada, e janelas de peitoril, com guardas em papo de rola; no andar nobre rasgam-se oito janelas de peitoril e, ao centro, janela de sacada, com moldura ladeada de aletas, chave relevada, frontão contracurvado e sacada de perfil contracurvado e guarda em ferro; é sobrepujado pelo brasão de Teixeira Lobo Correia Taveira. No INTERIOR, vestíbulo central com pavimento em lajes de cantaria e tecto plano de madeira; frontalmente possui, à direita, arco abatido sobre pilar, precedido por vários degraus, a partir do qual se desenvolve escada para o andar nobre, e, à esquerda, pequeno corredor coberto por abóbada de berço que conduz à fachada posterior, jardim e à capela. No piso térreo está instalada a biblioteca, em duas salas, a primeira com lareira e pavimento em granito. No andar nobre existem quatro salas interligadas viradas à frontaria, com tectos de castanho em gamela; duas das salas fazem ligação às alas laterais, por meio de corredores, ficando na ala S. a sala de jantar e na ala N. os quartos, implantados sobre os lagares. A antiga cozinha, com pavimento cerâmico, conserva ampla chaminé assente em pilar facetado, sob a qual tem pavimento de lajes. Fachada posterior com as várias alas em alvenaria de pedra aparente, totalmente cobertas de hera e rasgadas por vãos rectilíneos, possuindo as janelas de peitoril do segundo piso caixilharia de guilhotina. Capela com retábulo de talha dourada e policroma. Na fachada posterior, entre as alas do U, desenvolve-se jardim formal, com canteiros de buxo, com núcleo quadrangular composto por quatro canteiros recortados, centrado por um circular, junto aos quais surgem outros quatro canteiros circulares.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada ou em alvenaria de granito aparente; embasamento, pilastras, frisos, cornijas, fogaréus e molduras dos vãos em cantaria de granito; guardas em ferro; vidros simples; pavimento em lajes de cantaria ou madeira; tectos de madeira de castanho; cobertura de telha.

Observações

EM ESTUDO