Arquitectura religiosa, setecentista e oitocentista. Igreja matriz de planta rectangular composta de nave e capela-mor, interiormente com ampla iluminação axial e bilateral. Fachadas rebocadas e pintadas, com cunhais apilastrados, a principal terminada em frontão triangular e rasgada por portal de verga recta com moldura contracurvada e janela jacente de verga abatida. Fachadas laterais terminadas em friso e cornija, rasgadas por portas travessas e duas janelas rectangulares, abrindo-se ainda na lateral direita duas janelas de capialço na capela-mor. Fachada posterior da capela-mor cega e terminada em empena.
Planta rectangular composta por nave e capela-mor, mais baixa e estreia, tendo adossado à fachada lateral esquerda sacristia rectangular e à oposta torre sineira quadrangular. Volumes escalonados com coberturas em telhado de duas águas na igreja e de uma na sacristia, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com pilastras toscanas nos cunhais, coroadas por pináculos adelgaçados, percorridas por embasamento de cantaria e terminadas em duplo friso e cornija. Fachada principal virada a O., terminada em frontão triangular, coroado por cruz latina de braços cilíndricos terminados em botão, sobre acrotério frontalmente decorado de pingente, contendo no tímpano cartela inscrita com fecho encimado por uma coroa, uma estrela e um M inscritos. É rasgada por um eixo de vãos interligado, composto por portal de verga recta, com dupla moldura superiormente recortada e terminada em cornija, e por janela, inferiormente adaptado ao perfil do portal e de verga abatida, com dupla moldura e pedra de fecho inscrita com a data 1800. À direita adossa-se, sensivelmente recuada, ampla torre sineira, rebocada e pintada de branco, com os cunhais, a separação dos dois registos e o remate pintados a cinzento, coroada por pináculos adelgaçados e cruz sobre a cobertura de quatro águas; é rasgada no primeiro registo por janela rectangular e no segundo, em cada um dos panos, por sineira abatida com moldura terminada em cornija; frontalmente possui ainda relógio circular. Fachadas laterais com a nave rasgada por porta travessa de verga abatida, de moldura ladeada por pingentes e encimada por dupla cornija, e por duas janelas gradeadas, igualmente de verga abatida, com moldura terminada em cornija, formando falsos brincos rectos; na lateral esquerda, a sacristia é rasgada a O. por porta de verga recta, de moldura simples, e a N. por duas janelas rectangulares; na lateral oposta, abrem-se ainda na capela-mor duas janelas de capialço gradeadas e, na torre uma janela em cada um dos registos. Fachada posterior cega com a capela-mor terminada em empena, coroada por cruz latina de braços cilíndricos sobre acrotério e a sacristia terminada em meia empena; a torre tem acesso por porta de verga recta.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada; pilastras, frisos, cornijas, molduras dos vãos, cruzes e pináculos em cantaria de granito; portas e caixilharia de madeira; vidros martelados; grades em ferro; cobertura de telha
Observações
EM ESTUDO