Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Bronze com ocupação romana. Povoado fortificado / castro. A romanização do povoado terá sido pacífica, o que permitiu manter as construções de planta circular misturando-se com as novas de planta rectangular, todas elas usando coberturas vegetais como era comum nos povos indígenas.
Existem alguns troços de uma muralha bem preservada que circunda grande parte da plataforma mais baixa do monte. Subsistem algumas plataformas onde se poderão encontrar estruturas arqueológicas bem preservadas. As sondagens realizadas em 1980 revelaram um troço de rua limitada por dois muros mostrando duas fases de construção. A 2ª fase deverá datar de um momento posterior ao último quartel do séc. 1 a.c. / 1ª metade séc. 1 d.c.
Materiais
Granito
Observações
Nas escavações foram encontradas várias peças, tais como contas de colar, alfinetes, fíbulas, sigilatas, ânforas vinárias, púcaras, panelas de asa interior, tijelas, potes, etc; *1 - O guerreiro está actualmente exposto no Museu da Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães, com o nº de catálogo 93.