Capela barroca com planta longitudinal rectangular simples e fachada principal com portal de verga recta ladeado por dois óculos ovais. O retábulo-mor, decorado por pinturas imitando brocados, e a imagem da padroeira revelam qualidade artística.
Capela de planta longitudinal com um único corpo rectangular, massa simples de cobertura em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e caiadas, percorridas por embasamento avançado e cornija saliente, com pilastras nos cunhais sobrepujados por pináculos e cruz sobre acrotério nas empenas. Fachada principal com portal de verga recta conservando gravada a inscrição "F. ANNO 1743", ladeado por dois óculos ovais no terço inferior. Fachada posterior rematada por sineira em ferro. Alçado direito rasgado por janelão rectangular. Interior muito simples, com lambril de azulejos castanhos e brancos, pequena pia de água benta de pedra e janela de iluminação à direita. O altar-mor, sobre estrado de pedra a que se acede por dois degraus, possui retábulo de talha policroma com nicho central em arco de volta perfeita, albergando a imagem da padroeira Santa Rita ladeado pelas imagens de São Francisco de Sales e Santo António sobre mísula, encimado por um outro nicho, vazio. Pavimento em tijoleira e tecto de perfil curvo, de madeira.
Materiais
Estrutura de granito, pavimentos de tijoleira, tecto, portas e retábulo de madeira, sineira e grade das janelas em ferro e cobertura de telha.
Observações