Casa unifamiliar oitocentista, inserida no contexto de "Casa de Brasileiro", de planta rectangular simples, de desenvolvimento horizontal, com dois pisos. Fachada principal amplamente rasgada por vãos, revestida a azulejo industrial relevado com as cores da bandeira do Brasil. A fachada principal apresenta grandes semelhanças com a Casa de José Florêncio Soares, do outro lado da rua, a nível de morfologia e distribução dos vãos, e do remate, incluído as gárgulas de canhão. Esta situação poderá ser explicada devido a ter sido José Florêncio Soares a dirigir a obras de construção da ambas as casas. Fachada posterior simples, desprovida de decoração. Interior com amplo vestíbulo com tecto estucado, de comunicação com a escadaria, de acesso ao piso nobre composto por salas, quartos e galeria fechada.
Planta rectangular, massa simples de dominante horizontal. Cobertura em telhado de quatro águas. Fachadas de dois registos. Fachada principal orientada a E., virada à rua, revestida a azulejo industrial, relevado, de padrão com flores, policromo a amarelo, verde e vermelho. Embasamento, cunhais apilastrados, molduras dos vãos, cornija e platibanda de remate em granito. Na platibanda, ao centro eleva-se semicírculo com inscrição em bronze sobre cartela circular com a data "1885", e nos extremos duas longas gárgulas de canhão em bronze. A fachada é rasgada regularmente por cinco vãos, em cada registo, em arco pleno, com a pedra de fecho demarcada. No primeiro registo, ao centro, porta com pequeno portão de ferro, flanqueada, de cada um dos lados, por duas janelas de peito, as que se encontram junto à porta apenas com portadas pintadas de verde, tal como a porta e gradeadas. No segundo, cinco janelas de sacada, três centrais abrindo para sacada contínua e uma, em cada um dos extremos, abrindo para pequena sacada, todas com guardas de ferro e varandas assentes em mísulas. As restantes madeiras dos vãos receberam pintura branca. Fachada lateral S. com primeiro registo, em aparelho irregular em granito, com as juntas pintadas a branco, e, no segundo, reboco e pintura a branco. Ao nível do segundo registo rasgam-se três janelas de sacada à face, com guarda férrea. Remate em estreita cornija. Fachada posterior a O., enquadrada por cunhais apilastrados em granito, com o primeiro registo rebocado e pintado a branco, marcado por dois grandes arcos plenos, com aduelas graníticas, vedados por portão férreo. No segundo registo, com parede em aparelho regular de granito, correspondendo a galeria coberta, rasgam-se sequência de sete janelas de peito, com estores. Remate em cornija sob beiral. No INTERIOR *1, no primeiro piso, vestíbulo principal com parede testeira com porta de acesso às escadas e paredes laterais com portas em arco pleno. O pavimento é em laje granítica, as paredes pintadas a bege claro e ornadas com friso vermelho e preto. O tecto, em estuque, com medalhão central com composição de acantos, em espiral, é pintado a branco com friso exterior vermelho, cor que enquadra também o motivo central. As madeiras das portas são pintadas a bege. Segundo piso com salas, quartos e galeria fechada, virada à fachada posterior.
Materiais
Estrutura em alvenaria, embasamento, molduras dos vãos, cunhais, cornijas e platibanda de remate, em granito; fachada principal revestida a azulejos industrial; portas, janelas, pavimentos, em madeira; tectos em estuque; grades dos vãos e das sacadas em ferro forjado; letras da inscrição e gárgulas em bronze; cobertura em telha de aba e canudo.
Observações
*1 - Não foi facultada a visita ao interior da casa, à excepção do vestíbulo e espaço arrendado.