Portal de Cidadania

Igreja de São Romão

Igreja de São Romão

O ponto de interesse Igreja de São Romão encontra-se localizado na freguesia de Arões (São Romão) no municipio de Fafe e no distrito de Braga.

Arquitetura religiosa, românica, gótica e barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal, com nave coberta abóbada de madeira, barroca, com caixotões pintados com arabescos e putti e capela-mor abobadada. Apresenta 2 fases de construção, de molduração mais pobre na 2ª fase. A capela-mor mostra já indícios góticos, podendo ter sido feita por cima de um corpo mais antigo. Capitéis ornamentados com motivos românicos semelhantes aos da Igreja de Rates. Retábulos colaterais de estilo barroco nacional. A data (1237) que consta da inscrição gravada no tímpano do portal lateral S. é uma data-chave para a cronologia de outras igrejas.

Planta composta por nave única e capela-mor rectangulares. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas. Fachada principal muito simples com sineira lateral de duas campanas. Portal axial envolvido por arcada lisa e tímpano com Agnus Dei esculpido, encimado por fresta. No tímpano do portal lateral S. apresenta uma inscrição onde se diz que a igreja foi consagrada pelo arcebispo de Braga, D. Silvestre, sendo abade D. Gomes, no ano de 1237. Cornija assente em cachorrada com modilhões esculpidos de motivos zoomórficos. A cabeceira mostra, pelo exterior, profundas arcadas cegas, quase contrafortes. O INTERIOR da nave é coberto por um tecto de caixotões com pinturas. O arco triunfal tem arquivoltas quebradas assentes em capitéis ornados com motivos românicos como aves bebendo num vaso comum e animais devorantes. Capela-mor coberta de abóbada de pedra quebrada, que um arco toral divide em dois tramos. Apresenta frisos decorados com enxaquetados, palmetas e temas lanceolados. Vestigíos de pintura mural. Altares laterais de talha. Nas obras de restauro dos anos 40, apareceram numerosos restos do primitivo portal principal como cabeças de animal que ferram os toros e bichas.

Materiais

Granito, cantaria, madeira.

Observações