Portal de Cidadania

Moinho do Largo da Feira

Moinho do Largo da Feira

O ponto de interesse Moinho do Largo da Feira encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos no municipio de Moita e no distrito de Setúbal.

Arquitectura agrícola. Moinho de vento, de torre circular de construção popular, de alvenaria caiada de branco, com andares de sobrado, soto e pequenos espaços interiores aproveitando a grande espessura das paredes, com arcos de abobadilha sobre as portas.

Planta simples, circular, regular, massa simples, com verticalidade. Parede espessa sobre embasamento, com ligeiro alambor, dando uma formato quase cilíndrico, de dois registos; no inferior duas portas, a mais estreita, afrontando o estuário, a voltada a SO. um pouco mais larga; em torno do alçado existem andorinhas *1 embutidas no centro de círculos de pedra ligeiramente em ressalto; no registo superior rasgam-se duas janelas: a que se abre sobre a porta oposta ao estuário, descentralizada para a direita, tem peitoril de pedra rectilíneo e a virada ao estuário, apresenta a laje do peitoril trabalhada em forma semicircular, saliente; as janelas são rasgadas à altura do capeado que faz de frechal de baixo, apresentando a verga inserida no próprio capeado. A parede é rematada pelo friso do frechal de pedra, onde presentemente assenta um marco geodésico. INTERIOR: de espaço único, com vestígios dos assentos de um sobrado e de um soto. No vestíbulo é visível o arranque do lanço de escadas em pedra e do arco aberto no pano murário, onde assentaria a escada; junto ao pavimento, um alizar baixo de pedra acompanha o perímetro do pano murário; as vergas e ombreiras dos vãos das portas das janelas são de pedra; um arco de volta inteira assenta sobre a verga rectilínea de cada um dos vãos das portas; vêm-se pilheiras (pequenos armários) abertas na espessura da parede; a meio da parede estão as pedras do anel de apoio do soto e, mais acima, estão as pedras do anel de suporte do sobrado; no perímetro do pano murário, em cima, vêm-se as andorinhas embutidas tal como as exteriores descritas; no rebordo interior do frechal de pedra estão cravados uma série de outras argolas de menor diâmetro.

Materiais

Pedra: calcário, entulho; cerâmica: tijolo maciço; ferro fundido; alvenaria mista, rebocada e caiada.

Observações

*1: Andorinhas: argolas de ferro cravadas na parede abaixo do capeado, onde se amarravam os fortes cabos com a armação, para impedir o deslocamento de toda a armação. *2: Desse conjunto refere-se o Moinho do Gaio, propriedade da C.M.M..