Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja de Santa Maria

Igreja de Santa Maria

O ponto de interesse Igreja de Santa Maria encontra-se localizado na freguesia de Sá no municipio de Ponte de Lima e no distrito de Viana do Castelo.

Arquitectura religiosa, neoclássica. Igreja seiscentista de planta longitudinal composta por três naves, de cinco tramos separadas por arcos de volta perfeita com clerestório, e capela-mor mais baixa, com sacristia rectangular adossada à fachada lateral esquerda. Fachada principal escalonada, revivalista, com nave central terminada em empena e rasgada por portal de volta perfeita entre pilastras suportando frontão interrompido e rosácea e as laterais rasgadas por janelas encimadas por frontão triangular. Fachadas laterais com pilastras nos cunhais, percorridas por friso e cornija e rasgadas por janelas rectangulares nas várias naves e portais confrontantes, de verga recta entre pilastras suportando frontão triangular. Interior com tectos de madeira, capelas colocadas lateralmente e no topo das naves laterais, duas delas ainda com retábulos de talha barroca, e púlpito no topo da nave central, do lado do Evangelho.

Planta longitudinal, composta por três naves e capela-mor, rectangular, mais baixa e da mesma largura da central, com sacristia, rectangular, adossada a N.. Volumes articulados e escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja e de uma na sacristia. Fachadas em aparelho de granito à vista, percorridas por embasamento avançado, terminadas em friso e cornija, com pilastras nos cunhais, coroadas por pináculos e cruzes sobre acrotério no remate das empenas. Fachada principal, em empena, virada a O., com portal de arco de volta perfeita, sobre pilastras, tendo pedra de fecho saliente, enquadrado por pilastras jónicas, molduradas, que suportam arquitrave, encimadas por pináculos e rematadas por frontão interrompido, de onde irrompe rosácea; nas naves laterais abrem-se janelas rectangulares, encimadas por frontão triangular. A nave lateral N. incorpora torre sineira, rectangular, com três registos, com porta em arco abatido e janelo rectangular jacente, no primeiro, cartela em forma de escudete, no intermédio e quatro sineiras de arco de volta perfeita no último, encimado por cornija recta e remate em coruchéu, coroado por cruz em ferro, protegido por balaustrada de pedra, com fogaréus nos ângulos. A fachada N. apresenta janelas rectangulares jacentes, e portas de verga recta na sacristia e nave, sendo esta enquadrada por pilastras toscanas, molduradas, que suportam arquitrave rematada por frontão triangular. Fachada S. com fenestração idêntica nas naves e janelões rectangulares na capela-mor. Fachada posterior rasgada por janelos rectangulares, em eixo na capela-mor e jacente na sacristia. INTERIOR em aparelho de granito à vista, com pavimento lajeado e tecto de madeira, a central em masseira, com caixotões lisos sobre cornija saliente, entalhada. Naves de cinco tramos, separadas por arcos de volta perfeita, assentes em colunas jónicas. Na nave central, guarda-vento em estrutura de madeira e, no topo, junto ao arco triunfal, púlpito de base semicircular, sobre pilastra jónica, e guarda pétrea. Nas laterais surgem, ladeados por pia de água benta, duas capelas confrontantes de arco de volta perfeita, sobre pilastras toscanas, molduradas, albergando, do lado da Epístola, retábulo em talha policroma, e, do lado do Evangelho, painel azulejar dedicado às Almas, em estampilha azul, amarela e branca. No topo das naves, capelas com a mesma estrutura, com pedra de fecho em aleta canelada, albergando, do lado da Epístola, painel azulejar, policromo, e, do lado do Evangelho, tela pintada. Arco triunfal de volta perfeita. Capela-mor, rebocada e pintada de branco, com porta rectangular para a sacristia, do lado do Evangelho, apresentando mesa de altar destacada, em granito, sobrelevada, com acesso por dois degraus, e, na parede testeira, imagem sobre mísula e inferiormente, por dois anjos-tocheiros.

Materiais

Estrutura em cantaria, em aparelho de granito à vista e com paramentos rebocados e pintados; vãos, cunhais e moldura dos vãos em cantaria; retábulos de talha policroma, com painéis de azulejos e com frontais em cantaria; cobertura interior e guarda-vento em madeira; púlpito em granito; pavimentos em lajes graníticas; portas de madeira; janelas gradeadas e envidraçadas; cruz em ferro; cobertura exterior em telha; Casa dos Milagres em alvenaria de granito rebocada e caiada, com portas e janelas em madeira envidraçada, e cobertura em madeira telhada; coretos em granito, com colunas, gradeamento e armação da cobertura em ferro, pavimento cimentado; cruzeiro em granito; fontanário em granito.

Observações

*1 - Esta igreja foi palco de uma importante romaria em honra do Senhor da Saúde, actualmente em decadência, que tendo em consideração a data do cruzeiro ascende, pelo menos, aos inícios do séc. 17.