Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Nossa Senhora do Carmo

Capela de Nossa Senhora do Carmo

O ponto de interesse Capela de Nossa Senhora do Carmo encontra-se localizado na freguesia de Colos no municipio de Odemira e no distrito de Beja.

Arquitectura religiosa, maneirista, popular. Santuário rural de marcadas características vernaculares, com galilé, nave única e retábulo da autoria de mestre regional.

Planta longitudinal, escalonada, composta por galilé, nave e capela-mor, a que se adossam, do lado da Epístola, a sacristia e as casas dos romeiros. Volumes articulados. Cobertura diferenciada em telhado único de duas águas para a igreja, sacristia e casas dos romeiros, de uma só água, na galilé (mais baixa). Fachada principal orientada a O., composta pelo volume da galilé, de um só pano, rasgado dois vãos em arco de volta perfeita, delimitado por contrafortes perpendiculares; remate em beirado; no ângulo NO. eleva-se pequeno campanário com sineta; em segundo plano, destaca-se a empena triangular da nave que cobre a casa dos romeiros com dois vãos, encimada por cruz, que se prolonga no lado N. e é iluminada por uma fresta; portal simples. Alçado S. composto pelo volume da galilé, com um vão em arco de volta perfeita, seguindo-se a nave, de três panos definidos por contrafortes sobre os quais se prolonga a água do telhado e delimitados superiormente por beirado, rasgando-se um vão de iluminação no primeiro; capela-mor ligeiramente recuada na continuação da cobertura da nave, com pequeno vão de iluminação. Alçado N. composto por galilé com acesso por arco de volta perfeita, casa dos romeiros adossada à nave, com alçado cego, sacristia, adossada à capela-mor, com respectiva porta de acesso. Alçado E., composto pelo volume da capela-mor rematado por empena triangular, de que destaca a sacristia, na continuação da mesma cobertura, com uma fresta de iluminação. Interior de uma só nave, com cobertura em forro de madeira na nave, capela-mor e sacristia e de telha vã na galilé. No lado da Epístola da nave rasga-se uma janela e no topo portal sobrepujado por janelão. Arco triunfal em asa de cesto; capela-mor mais estreita que a nave; altar-mor de alvenaria com retábulo de talha policromada com painéis a pintura a óleo sobre madeira e nicho central, rematado superiormente por frontão assente em colunas jónicas; fresta do lado da Epístola.

Materiais

Paredes de alvenaria de cal e areia, rebocadas e caiadas.

Observações