Arquitectura religiosa, popular, vernacular, oitocentista. Capela de planta longitudinal, de linhas simples, nas quais o campanário, na sua singeleza decorativa, constitui nota de cor. Linguagem vernacular no recorte dos vãos e remates de paramentos; no interior gramática decorativa de maiores pretensões, com molduras de estuque e pinturas fingindo mármores, de marcado pendor geométrico sublinhando a funcionalidade dos espaços, de sabor neoclássico. A geometria dos alçados, a espessura dos paramentos, parecem apontar para um edifício mais antigo, talvez setecentista, posteriormente ampliado.
Planta rectangular longitudinal. Massa simples disposta na vertical, cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachada principal voltada a SO. de pano único e dois registos, rasgada inferiormente por pórtico de verga recta e molduras em cantaria; embasamento ligeiramente saliente, empena em frontão triangular tendo ao centro moldura circular com cruz em massa; no vértice cruz em pedra. Fachadas laterais idênticas, de pano único delimitado por cunhais, munidos de mísulas, e embasamento ligeiramente saliente; remate em cornija moldurada e beirado saliente; dois registos, o inferior rasgado nos extremos por porta rectangular simples com molduras pintadas; superiormente em cada extremo rasgam-se duas janelas rectangulares, gradeadas, com molduras pintadas que se repetem na cabeceira de pano único, mas de menores dimensões; remate em empena com ligeiro ressalto; sobre o cunhal angular NO. campanário em arco de volta perfeita e recorte central, rematado por duas urnas. As portadas e grades de todos os vãos são pintadas a cor vermelho carmim; as molduras dos vãos, cunhais, embasamentos e cornijas pintados a cor ocre. INTERIOR: nave única coberta por tecto de masseira em madeira; paramentos decorados por relevos de estuque figurando caixotões e óculos cegos, com fundos pintados a ocre e azul; o paramento oposto ao da entrada é decorado por pintura imitando mármore rosa e aparelho de pedra mármore creme com veios cinza. Nas paredes laterais rasgam-se superiormente dois janelões em ligeiro capialço com molduras pintadas a branco. Pavimento da nave em ladrilho de losangos azuis e brancos e cercadura de pedra cinza. Arco triunfal de volta perfeita, em mármore branco, com caveira na chave, assente em pilares munidos de bases simples e mísulas molduradas; é enquadrado por dois arcos mais baixos, também de volta perfeita, com molduras simples pintadas a amarelo claro; acesso à capela-mor por degrau em pedra; capela-mor de tramo único com cobertura em abóbada de canhão; nos paramentos laterais, cegos, dois quadros com molduras em estuque; retábulo-mor de nicho aberto em arco de volta perfeita decorado por talha dourada de folhagens; no nicho escultura de Cristo na Cruz; altar de madeira pintada imitando mármore cinza; mesa de altar, moderna, de madeira; pavimento em ladrilho. Os arcos laterais dão acesso a dois corredores estreitos, com cobertura em tecto plano de madeira; comunicam com a Casa dos Mortos, do lado da Epístola, e com a Sacristia, do lado do Evangelho; ambos os compartimentos, têm cobertura em tecto plano, acesso pelo exterior por porta rectangular e são iluminados por janela rectangular. Na sacristia arcaz de madeira exótica e duas esculturas funerárias de anjos, modernas.
Materiais
Alvenaria rebocada e caiada, pedra, estuques, madeira, ladrilhos, talha dourada, telha.
Observações