Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Santa Rita

Capela de Santa Rita

O ponto de interesse Capela de Santa Rita encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Junça e Naves no municipio de Almeida e no distrito de Guarda.

Arquitectura religiosa, setecentista. Capela de traça medievalizante de planta rectangular composta por nave única e capela-mor com coberturas diferenciadas. Fachada principal sobre embasamento, com empena triangular coroada por sineira ao centro e pináculos nos ângulos, com cornija. O interior é de nave única com dois tramos e capela-mor divididos por arcos diafragma abatidos com impostas em ressalto. Retábulo de feitura recente com elementos estruturais e decorativos barrocos e neoclássicos.

Construção de planta rectangular, longitudinal, regular, composta por nave única e capela-mor, sem sacristia. Constitui um conjunto de volumes escalonados e coberturas diferenciadas, cada um individualizado com telhado de duas águas, sendo o volume da capela-mor mais elevado. A fachada principal, virada a O., sobre embasamento, enquadrada por pilastras angulares coroadas por pináculos, mostra um andar. Ao centro, rasga-se o portal de ombreiras lisas prolongadas pelo lintel em arco muito abatido coroado com pequena cornija com o eixo marcado por consola. Acede-se ao templo por escadaria semicircular de cinco degraus de bordos encurvados. Remate em empena com a cobertura assente sobre cornija. Ao centro, ergue-se sineira em edícula vazada encimada por cruz latina. A fachada lateral S. tem três panos entre contrafortes de esbarro oblíquo. O primeiro pano, em cantaria de granito, é cego, apresentando o alçado dividido em dois andares através de cornija, correspondente à cota do embasamento da fachada principal. No segundo pano, em alvenaria de granito, rasga-se a porta lateral de acesso, de ombreiras lisas e lintel curvo com cornija. No terceiro pano, correspondente à capela-mor, construído em alvenaria de granito, é visível uma pequena porta de lintel recto entaipada e um óculo quadrilobado. A fachada E., correspondente à testeira da capela-mor, é cega e remata em empena, sendo coroada nos ângulos por pináculos e ao centro por cruz latina de hastes flordelisadas. A fachada lateral N. divide-se em três panos cegos entre dois contrafortes de esbarro oblíquo; o pano central mostra porta em arco de volta perfeita entaipada e no terceiro repete-se a modinatura do pano correspondente na fachada S.. O INTERIOR é de nave única com dois tramos e capela-mor divididos por arcos diafragma abatidos com impostas ressaltadas. Coberto por placa de cimento rebocada e pintada, com vigotas à superfície, simulando forro de madeira. A capela-mor tem o centro da testeira preenchido com retábulo de talha branca e dourada.

Materiais

Cantaria de granito; alvenaria de granito; betão rebocado e pintado; pavimentos em laje de granito.

Observações