Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Santo Antão

Capela de Santo Antão

O ponto de interesse Capela de Santo Antão encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Castelo Mendo no municipio de Almeida e no distrito de Guarda.

Arquitetura religiosa, setecentista. Capela de planta poligonal, composta por nave, capela-mor e sacristia adossada à fachada lateral direita, com coberturas interiores diferenciadas, em vigamentos de madeira, iluminada unilateralmente por janelas rasgadas na fachada lateral esquerda. Fachada principal rematada em empena, com os vãos rasgados em eixo composto por portal de verga reta e pequena janela. Fachadas com cunhais perpianhos, com porta travessa de verga reta na fachada lateral esquerda. Interior com coro-alto, tendo, na base, pia batismal, e púlpito no lado da Epístola, com acesso por escadas. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, ladeado por retábulos colaterais em alvenaria, de provável feitura tardo-setecentista. Retábulo-mor de talha pintada e dourada, neogótica.

Planta poligonal composta por nave, capela-mor e sacristia adossada ao lado direito, de volumes articulados e escalonados, tendo coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, rematadas em beiradas simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixas pintadas de ocre, flanqueadas por cunhais perpianhos e rematadas em frisos de betão. Fachada principal virada a O., rematada em empena com cruz latina flor-de-lisada no vértice; no lado esquerdo, a empena horizontaliza-se, possuindo uma cornija que sustenta sineira de volta perfeita, assente em impostas e rematada em cornija angular com pináculos piramidais nos ângulos; é rasgada por portal de verga reta e pequena janela, ambos com molduras simples. Junto ao cunhal esquerdo, três degraus, para permitir o toque do sino. Fachada lateral esquerda rasgada por porta travessa de verga reta, encimada por pequeno friso em toro, e pequena fresta retilínea, surgindo, no corpo da capela-mor, uma janela retangular. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, com tetos em vigamento e forro de madeira, com alta sanca do mesmo material, tendo pavimento em lajeado de granito. Portal axial ladeado por pia de água benta em cantaria de granito, embutida na parede, ultra-semiesférica e de bordo boleado. Coro-alto de madeira, assente em quatro colunas e com guarda torneada e acesso por escadas no lado do Evangelho. Neste lado, sob o coro, a pia batismal em cantaria de granito composta por coluna e taça hemisférica. No lado da Epístola, púlpito quadrangular, com bacia de cantaria assente em mísula e guarda de madeira torneada com acesso por escadas no lado esquerdo. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, ladeado por duas mísulas e duas capelas retabulares colaterais, dedicadas a Nossa Senhora do Rosário (Evangelho) e a São Sebastião (Epístola). Capela-mor com mesa de altar e ambão em cantaria de granito. Na parede testeira, retábulo de talha pintada de branco, verde, dourado e colunas de marmoreados fingidos, de planta côncava e três eixos definidos por quatro colunas de fustes lisos, com terço inferior marcado por anel e possuindo folhagem, de capitéis de inspiração coríntia, assentes em plintos paralelepipédicos de duplo almofadado e centrados por quadrifólios, rematadas por pináculos piramidais, ornados por cogulhos e assentes em duplos plintos. Ao centro, nicho em arco apontado com moldura rendilhada e interior facetado, contendo trono expositivo de três degraus, contendo imagem, sobrepujada por baldaquino de decoração rendilhada. Os eixos laterais possuem mísulas com fundos facetados e remates em frontões triangulares, com decoração rendilhada, tendo, na base, portas de acesso à tribuna. Altar paralelepipédico, encimado por sacrário embutido, encimado por cornija angular com decoração redilhada. No lado da Epístola, porta de verga reta, de acesso à sacristia.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e pintada; modinaturas, cunhais, sineira, escadas do púlpito, pavimentos, cruzes, base do púlpito, pia batismal, mesa de altar e ambão em cantaria de granito; coberturas interiores, guarda do púlpito, portas e mobiliário de madeira; retábulos em alvenaria pintada; retábulo-mor de talha pintada; coberturas exteriores em telha cerâmica.

Observações