Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial de Junça

Igreja Paroquial de Junça

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Junça encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Junça e Naves no municipio de Almeida e no distrito de Guarda.

Arquitectura religiosa, setecentista. Igreja paroquial com características chãs. Apresenta planta longitudinal composta por nave única e capela-mor mais estreita do que a nave, com a sacristia e sala anexa adossadas à fachada lateral N.. A fachada principal integra a torre sineira do lado direito. Portal principal encimado por janelão. Fenestrações de molduras rectas e intradorsos capialçados. Interior constituído por nave única de altares escavados em arcos de volta perfeita, com coro-alto sobre a entrada, e capela-mor separada por arco cruzeiro em volta perfeita, com falsas abóbadas de berço abatido. Espólio decorativo de fabrico contemporâneo.

Construção de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, com a sacristia e sala anexa adossadas. Volume simples com cobertura única em telhado de duas águas. A fachada principal, virada a O., apresenta um registo rematado por empena e dois panos, pois integra a torre sineira do lado direito e o portal de acesso, de ombreiras lisas e lintel recto, encimado por janelão rectangular com avental e lintel recto. Sobre este, inscreve-se uma pequena tabela em relevo, encimada por vieira. A torre é de dois andares, um primeiro andar alto e de paramento cego e o segundo dividido por cornija saliente, correspondente à dupla sineira rectangular com arcos de volta perfeita vazados, rematados por cornija encimada por pináculos nos ângulos e coroada por cruz latina de remates flordelisados. Na fachada lateral S. rasgam-se duas janelas de moldura rectas e intradorso capialçado e uma porta de lintel recto. Na capela-mor, mais estreita do que a nave, rasga-se apenas uma janela do lado S., semelhante às da nave. A parede testeira, de remate em empena, é cega, reconhecendo-se na cantaria a definição de um arco muito abatido *1. A fachada lateral N. é composta pelo corpo saliente da sacristia e sala anexa, com uma janela rectangular e uma porta de ombreiras lisas e lintel recto, pelo corpo cego da nave e pela escadaria exterior de acesso à torre sineira, adossada ao paramento principal. O INTERIOR é nivelado, pavimentado com lajes de granito, constituído por nave única de altares escavados em arcos de volta perfeita, com coro-alto em madeira sobre a entrada, e capela-mor separada por arco triunfal em volta perfeita, ladeado por altares. A cobertura da nave é em falsa abóbada de berço abatido, forrada de madeira pintada assentando sobre cornija, com tirantes de ferro. Recebe iluminação das janelas rasgadas do lado da Epístola. A capela-mor apresenta cobertura em falsa abóbada de berço abatido assente sobre cornija de madeira, rebocada e pintada; é iluminada por janela aberta do lado da Epístola e do lado do Evangelho tem a porta de acesso à sacristia, enquanto a parede testeira é cega, apresentando apenas edícula central escavada para o sacrário. Lambris de azulejo padrão na nave e capela-mor.

Materiais

Cantaria de granito com juntas argamassadas; telha de canudo; forro de madeira; pavimentos em laje de granito; sanca azulejar nas paredes da nave e da capela-mor.

Observações

*1 - arco abatido na fachada posterior da igreja, correspondente à morfologia de uma edificação anterior.