Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal e nave única com frontispício terminado em empena curva truncada por dupla sineira e portal encimado por frontão triangular, tendo no interior retábulos laterais de estrutura maneirista, embora já com elementos decorativos barrocos, e retábulo colateral e o mor barroco de estilo nacional; imagem seiscentista de Nossa Senhora da Anunciada.
Planta longitudinal, composta por nave e capela-mor com sacristia quadrangular adossada a E. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas e telhados de 2 águas na igreja e 3 na sacristia. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada com embasamento em placagem de granito e nos cunhais pilastras encimadas por pináculos. Fachada principal, virada a S., terminada em empena curva truncada por campanário de 2 ventanas em arco pleno, encimado por cornija sobrepujada por cruz central ladeada de 2 pináculos. Portal axial de verga recta sobrepujado por frontão triangular, encimado por óculo circular colocado axialmente. Fachadas laterais com janelas encimadas por cornija e porta de verga recta. INTERIOR de uma só nave, tendo coro-alto, sobre mísulas, em madeira, com balaustrada; acesso por escada de 1 lanço. No sub-coro pia baptismal em granito. Do lado do Evangelho, púlpito sobre mísula, em talha dourada e pintada, com acesso por escada de granito de 1 lanço. Do lado da Epístola porta de acesso ao exterior, capela de arco pleno em cantaria com retábulo em talha dourada formando arcos concêntricos decorados com motivos vinícolos e putti. Junto ao arco triunfal, de volta plena em cantaria de granito, retábulos laterais postos de ângulo com pintura central e imagem sobre mísula enquadrada por colunas, caneladas e salomónicas do lado do Evangelho e duplas e com decoração de motivos vitícolas do lado da Epístola, suportando entablamento e frontão curvo. Pavimento em lajeado de granito, tecto em madeira de perfil curvo e com acesso à sineira no coro-alto. Capela-mor tendo na parede E. vão de verga recta de acesso à sacristia. Retábulo em talha dourada e pintada, tendo um trono central, enquadrado por colunas e pilastras suportando arcos concêntricos, decorados com motivos vinícolas e "putti". Tecto com 15 caixotões de madeira pintada, representando Cristo da Cana Verde, o orago, Santa Bárbara e os Apóstolos, pavimento em lajeado de granito.
Materiais
Paredes em alvenaria rebocada, cunhais, moldura dos vãos, cornijas e pavimentos em cantaria de granito, cobertura em telha, retábulos, coro-alto, tectos e pavimentos em madeira.
Observações