Arquitectura educativa, novecentista. Escola primária do projecto-tipo Adães Bermudes, mista, de duas salas, duas residências e dois gabinetes laterais, de planta rectangular composta por três volumes principais escalonados, o central mais alto e de dois pisos, destinado à residência dos dois professores, e os laterais com as salas de aula, antecedidas por vestíbulos, com os alpendres e corpos perpendiculares correspondentes às instalações sanitárias adossados à fachada posterior. O edifício é rasgado, na fachada principal, por vãos em arco abatido no piso inferior, de aduelas calçadas, simples, em tijolo, e pedra de fecho em cantaria, e rectilíneos no superior, com moldura na verga e parte superior da ombreira em cantaria de granito, típico da região nortenha, com pedra de fecho fingida e saliente. O corpo central, mais avançado, possui, no piso térreo, duas janelas centrais e duas portas, para individualizar as dependências dos professores, a que correspondem, no superior, quatro janelas, e os panos extremos, com entrada para a sala de aula e um gabinete da professora, também mais avançados, terminam em empena, de friso e cornija sobre falsas mísulas, truncada por sineira. Fachada posterior rasgada nas alas laterais por duas portas e janelas rectangulares jacentes, e corpo central tendo adossado perpendicularmente no primeiro piso as casas de banho, criando pequeno pátio fechado para os professores, e sendo rasgado no segundo piso por duas janelas e, nas fachadas laterais, por três lumes escalonadas com moldura comum. Cada uma das salas de aula possui três amplas janelas em arco abatido, que permitem a iluminação unilateral daquele espaço de estudo, com o interior em pavimentos em soalho e tecto plano estucado. Junto à fachada posterior desenvolve-se pátio, murado, que constituía a zona de recreio descoberto *3.
Planta rectangular irregular, composta por dois corpos rectangulares, de um só piso, com um central quadrangular, de dois pisos, em disposição simétrica, e tendo adossado na fachada posterior dois outros corpos rectangulares alpendrados, dispostos separada e perpendicularmente ao centro. Volumes articulados por justaposição, com desenvolvimento horizontal, contrastando com o verticalismo do central, com coberturas escalonadas em telhados de quatro águas no corpo central, de três águas nos corpos laterais, e de duas nos corpos posteriores. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, a principal percorrida por embasamento estreito de cimento, rasgado por frestas de arejamento, e terminadas em cornija de betão sobrepujada por beiral. Fachada principal desenvolvida simetricamente em cinco panos escalonados, o central e os dos extremos levemente salientes, rasgada regularmente por vãos em arco abatido no piso inferior e rectilíneos no superior, com peitoril de cantaria, e todos com bandeira. O pano central, com dois pisos divididos por friso de cantaria, é rasgado, ao nível do piso térreo, por duas janelas de peitoril centrais e dois portais laterais de aduelas calçadas, simples, em tijolo, com pedra de fecho saliente em cantaria e parte superior das jambas também em cantaria; no segundo piso, abrem-se quatro janelas de peitoril, em sobreposição às do piso inferior, com molduras de cantaria na parte superior das jambas, percorrendo as bandeiras, com pedra de fecho saliente, e com friso interligando as janelas; as duas janelas centrais são encimadas por cartela de granito, moldurada, com a inscrição "ESCOLA PRIMÁRIA". Os corpos intermédios possuem três amplas janelas de peitoril, com molduras semelhantes às do primeiro piso do corpo central. Os panos extremos têm embasamento de cantaria de granito e terminam em empena, de friso e cornija assente em falsas mísulas, interrompida por sineira rectangular de granito, albergando sino, coberta por telheiro de quatro águas, coroado por dois pináculos cerâmicos; ao centro, rasga-se portal de arco abatido, com moldura de cantaria e fecho saliente, ornado por motivo geométrico, sendo encimado por cartela de granito rectangular de ângulos recortados com a inscrição "SEXO FEMININO", no lado esquerdo, e "SEXO MASCULINO", no lado oposto. Fachadas laterais semelhantes, escalonadas, com os alçados correspondentes aos corpos laterais, de um pano e um piso, cegos; as fachadas do segundo piso do corpo central são rasgadas por três lumes juntos, estreitos e escalonados, com molduras comuns. Fachada posterior com corpo central, de dois pisos, tendo adossado parcialmente ao piso inferior os anexos com alpendre, correspondentes aos sanitários, rasgados lateralmente por duas portas de verga recta encimadas por adufas de alvenaria para arejamento; no piso superior, surgem duas janelas de peitoril iguais às da fachada principal. Em cada um dos corpos laterais, simétricos, e sob o alpendre do recreio coberto, assente em pilares quadrangulares de granito, rasga-se uma porta de verga recta e duas janelas jacentes.
Materiais
Alvenaria rebocada e pintada; cantaria de granito e placas cerâmicas nas molduras; embasamento da fachada principal em cimento e em cantaria; portas e caixilharia em madeira; vidro simples nas janelas; grades de ferro; algerozes metálicos; cobertura exterior de telha.
Observações
*1 - O programa preliminar do projecto estabelecia que: deveriam ser apresentadas peças desenhadas à escala 1/100, memória descritiva e justificativa, medição e orçamentos; era apresentado uma listagem de áreas que contemplava um vestiário, uma ou mais salas de aula, pátio com recreio coberto, habitação do professor e instalações sanitárias; requeria-se dimensões para o máximo de 50 alunos por sala, na razão de 1,25 m2 por aluno, sendo o pé direito de 4 m. a 4,5 m.; os pavimentos, de madeira, teriam de ser elevados de 1,5 m. acima do terreno exterior; quanto à iluminação natural, excluíram-se as entradas de luz pelo tecto e exigiam-se janelas rectangulares; considerando-se a hipótese de escolas mistas, tornaram-se obrigatoriamente independentes as salas de aulas, os sanitários e as habitações dos professores e as entradas e vestíbulos; nas condições especiais do programa determinava-se que os projectos considerassem 3 tipos diferentes de edifícios: escolas com 1 sala, para 50 alunos, e habitação para um professor (só rapazes ou só raparigas); escolas com 2 salas para 100 alunos (só para rapazes ou só raparigas) com habitação para professor e ajudante; escolas mistas, com 2 salas, para 100 alunos, com duas habitações para os professores e ajudantes respectivos; como limite para a base orçamental dos edifícios indicava-se 40$000 rs / aluno, especificando-se que a este preço correspondiam alicerces a 1,50 m. de profundidade; recomendava-se pela primeira vez que cada tipo de edifício viesse a ser construído de acordo com as técnicas e materiais próprias de cada zona do país, considerando-se 7 regiões: Minho e Douro, Trás-os-Montes, Beiras, Estremadura, Alentejo, Algarve, Ilhas Adjacentes. *2 - O seu projecto tinha as seguintes características: salas de aula térreas, abrindo 3 grandes janelas para a fachada principal assegurando boa entrada de luz natural e arejamento suficiente; sanitários bem articulados com a sala, sendo possível o seu acesso circulando pelo recreio coberto; o vestíbulo (nalguns casos adaptado e com utilização diferente) permitia que se organizasse uma zona para cuidados de higiene dos alunos (desparasitação, etc.); casa do professor desenvolvida em 2 pisos e sótão, com entradas e janelas sempre sobre a fachada principal; nas escolas com 2 salas, a habitação ocupava a parte central do conjunto; o projecto não incluía desenhos de mobiliário escolar, que seria providenciada pelas Câmaras Municipais. *3 - Tipologia adoptada em várias regiões do país v. PT011701070023 e PT0117010150058.