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Quinta do Caracol

Quinta do Caracol

O ponto de interesse Quinta do Caracol encontra-se localizado na freguesia de Lumiar no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial, neoclássica e revivalista. Quinta de planta rectangular, composta por amplo jardim, parque e casa num dos extremos, de planta em L, composta por dois corpos distintos, evoluindo em dois pisos, o principal de estrutura neoclássica, com disposição simétrica, cunhais em silharia fendida, encimados por pináculos do tipo urna, rasgado por janelas rectilíneas no piso inferior e em arco abatido no superior, surgindo ao centro, rematado por frontão triangular, janela de sacada, de perfil recortado e com bacia convexa, protegida por grade metálica vazada. As janelas possuem caxilharias de guilhotina. O acesso é feito por portal rectilíneo, ladeado por pilares, rematados por pináculos, que acede à fachada interna, por onde se processa, através de escadas, o acesso ao interior do imóvel, com salas intercomunicantes.

Quinta de planta rectangular, regular, com o perímetro totalmente murado, composta por um edifício num dos extremos, de planta em L. O muro encontra-se rebocado e pintado de amarelo, com embasamento de cantaria nas zonas junto à casa, capeado a cantaria no lado esquerdo e, no lado direito, apresenta vários recortes volutados a cantaria, marcadando a existência de janelas em arco abatido e molduras de cantaria de calcário, protegidas por grades em papo de rola, metálicos e pintados de verde. O muro é interrompido, junto à casa, na fachada NO., por portal rectilíneo, flanqueado por pilares em silharia fendida, protegidos por grades de cantaria, e encimados por pináculos em forma de pinha, com portão metálico de duas folhas metálicas, pintadas de verde, formando motivos geométricos e lanceolado superiormente. No lado direito, placa de mármore, a assinalar a propriedade municipal, surgindo, no lado oposto, um registo de azulejo recortado, com a moldura formada por motivos fitomórficos, elementos em "ferronerie", com aves, onde se inscreve, sobre azulejo monocromo, branco, a inscrição a azul "QUINTA DE NOSSA SENHORA DA PAZ". CASA de planta em L, resultando da justaposição de dois corpos, o principal formando um pequeno T invertido, tendo, no lado esquerdo, um corpo secundário adossado, de volumetria paralelepipédica simples e articulada, com disposição horizontal, e coberturas diferenciadas em telhados de duas e quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de amarelo, flanqueadas por cunhais em cantaria, alguns rebocados e pintados, rematadas por friso, cornija e beirada simples. Corpo principal com a fachada virada à via pública, a NO., percorrida por embasamento de calcário, com cunhais apilastrados, em silharia fendida, encimados por balaústres em forma de urnas, de dois registos definidos por friso de cantaria de calcário, com fenestração uniforme, emoldurada a cantaria de calcário. Os vãos dispõem-se simetricamente, a partir de um pano central, ligeiramente saliente e rematado em frontão triangular, com o tímpano ornado por duas almofadas, em forma de triângulo. No primeiro piso, é rasgado por duas janelas jacentes, protegidas por grades, que centram óculo ovalado, com pedra de fecho saliente e que se liga às duas mísulas que sustentam uma janela de sacada central, com bacia em cantaria e de perfil convexo, protegida por fuarda metálica vazada, ornada por elementos sinuosos; o vão tem perfil e moldura recortados, com pedra de fecho saliente, volutada e ornada por motivos vegetalistas, rematado por cornija curva; encntra-se flanqueado por duas janelas de peitoril, em arco abatido e com caixilharias de guilhotina. Cada um dos panos laterais possui, no primeiro piso, quatro janelas jacentes, protegidas por grades, sobrepostas por quatro janelas de peitoril, em arco abatido e caixilharias de guilhotina. Fachada lateral esquerda, virada a NE., abre para um amplo pátio, com pvimento em calçada à portuguesa, rodeado por muros e canteiros revestidos a azulejos. A fachada encontra-se marcada, no lado esquerdo, por escadaria de perfil curvo, em cantaria, e com dupla guarda em alvenaria mista, rebocada e pintada de amarelo, com almofadados brancos, tendo a coluna de arranca em elemento de cantaria convexo, o qual sustenta candeeiro em ferro, com o pé marcado por várias volutas. A escadaria acede a patamar protegido por alpendre, sustentado por quatro colunas toscanas, que assentam em murete, semelhante ao guarda-corpo da escada, com tecto plano, rebocado e pintado de branco e para onde abrem duas portas em aro abatido e pedras de fecho saliente. No primeiro piso, na base do alpendre, surge porta de verga recta e óculo ovalado, protegido por grades. Quer o piso inferior, quer o alpendre possuem azulejos policromos, formando silhares. Na zona inferior e nos muros do pátio, surge silhar policromo recortado (azul, manganês, ocre e verde) com a representação de pilastras, que terminam em consoladas encimadas por plintos com jarrões, e de frontão mistilíneo interrompido, rematado por albarrada florida, constituído por reserva central oval com moldura de cordame com elementos concheados, ramagens, flores e laçarias, onde surge, as cenas figurativas, em monocromia, azul sobre fundo branco, representando cenas equestres, de caça e marinhas; inferiormente, desenho de rodapé esponjado com florões intercalados por rectângulos. No alpendre, surge silhar policromo recortado (azul, manganês, ocre e verde), delimitado por plintos onde assentam urnas, rematado centralmente por elementos concheados, florais e vegetalistas que seguram campânula; ao centro da composição, reserva oval com moldura de cordame com laçarias e pérolas com as cenas figurativas, em monocromia, azul sobre fundo branco, com temática campestre, sendo as composições acompanhadas por ramagens e bouquets de flores. Fachadas laterais direita e posterior não observadas. O CORPO secundário tem a fachada virada ao pátio parcialmente adossada ao corpo principal, com dois panos, o do lado direito saliente, ambos cegos, e o do lado esquerdo, com silhar de azulejos, semelhantes aos anteriormente descritos. Possui um registo de azulejo recortado, com a moldura formada por motivos fitomórficos, elementos em "ferronerie", com aves, onde se inscreve, sobre azulejo monocromo, branco, a inscrição a azul: BEMVINDO SEJA, QUEM VIER POR BEM", encimado por uma lanterna de ferro. A fachada virada a NO. tem, no piso térreo, óculo central gradeado ladeado por cinco janelos gradeados de vergas rectas e, no piso superior, janela de sacada central, com sacada em cantaria assente em modilhões e guarda de ferraria ornamental, com o vão de perfil e moldura recortada, com pedra de fecho saliente, ladeada por cinco janelas de guilhotina em arco abatido. Ao longo das fachadas registam-se registos de azulejo, de que se destacam: registo recortado policromo, de composição verticalizante de 8x5 azulejos com cercadura em azul, manganês, ocre e verde, que se desenvolve em largos enrolamentos sobre os quais se adossam elementos concheados e vegetalistas onde se sobrepõem superiormente flor e palmetas e inferiormente cartela com a inscrição "NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO"; ao centro, a representação hagiográfica de Nossa Senhora da Conceição, em monocromia, azul sobre fundo branco, com a imagem sobre glória de anjos, vestindo túnica e manto esvoaçante, com a cabeça ligeiramente inclinada para a esquerda e, ao seu redor, a auréola da divindade, com as mãos unidas e assentes sobre o peito. Representação da "Virgem com o Menino a entregarem o rosário a São Domingos de Gusmão e a Santa Catarina de Siena", em painel azulejar recortado policromo e figurativo, de composição verticalizante de 11x7 azulejos, com cercadura em azul, manganês e ocre, largos enrolamentos sobre os quais se adossam elementos concheados onde se sobrepõem folhagens, rematando superiormente o conjunto uma cruz latina com resplendor e inferiormente um pedestal; ao centro, em monocromia, azul sobre fundo branco, a cena, surgindo, num primeiro plano São Domingos de Gusmão e Santa Catarina de Sena e, num segundo plano, a Virgem com o menino sobre glória. O primeiro está ajoelhado no lado esquerdo da composição, perante a Virgem, vestido à dominicano, com os braços cruzados sobre o peito a receber o rosário da Virgem para quem olha, tendo, aos pés um cão com um facho aceso na boca e uma cruz; no mesmo lado Santa Catarina, ajoelhada perante a Virgem, vestida à dominicana, com o braço esquerdo junto ao corpo e o braço direito levantado a receber o rosário do Menino, tendo, junto aos pés, os lírios, símbolos de castidade. A Virgem e o Menino estão ao centro da composição, a primeira com um manto ao redor do corpo e cabeça ligeiramente inclinada para a direita, segurando, na mão esquerda, o Menino, nu, segurando o rosário. NO INTERIOR identificam-se salas, no piso superior, com silhares de azulejos, pavimentos em madeira, paredes pintadas e tectos estucados trabalhados e pintados. O pátio dá acesso ao JARDIM, com arvoredo secular e desenho geometrizante, onde surge um relógio de sol e duas fontes, uma octogonal e outra circular.

Materiais

Estrutura em alvenaria mista, rebocada e pintada; pilares, pilastras, cunhais, colunas, cornijas, frisos, modinaturas, fontes, escadas, embasamento em cantaria de calcário; janelas com caixilharias de madeira e vidro simples; grade, portões e candeeiros em ferro fundido; tectos em estuque decorativo; silhares e registos de azulejo industrial; portas de madeira; cobertura em telha.

Observações

*1 - sabe-se que terá ainda pertencido a um ramo da família Espírito Santo, que também teria outras propriedades no Paço do Lumiar (v. PT031106180071).