Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Edifício na Rua da Madalena n.º 198 a 202

Edifício na Rua da Madalena n.º 198 a 202

O ponto de interesse Edifício na Rua da Madalena n.º 198 a 202 encontra-se localizado na freguesia de Santa Maria Maior no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Edifício residencial multifamiliar e comercial pombalino, integrado nos planos de reconstrução da zona da Baixa, de estrutura em gaiola, com estabelecimentos comerciais no piso térreo e três pisos de habitação e águas-furtadas, desenvolvendo-se a caixa da escada ao centro. Fachada principal seguindo o esquema de uniformidade e simplificação arquitectónica, devido à necessidade de construir rapidamente, rasgada por vãos de verga recta a ritmo regular, os do segundo piso, o nobre, e dos dois últimos pisos, com janelas de sacada, e as restantes de peitoril, todas com bandeira e molduras de cantaria que, no terceiro piso têm a verga abatida e se prolongam inferiormente formando falsos brincos. Fachada posterior vernácula isenta da uniformidade dos planos Pombalinos. Na zona de habitação, desenvolvem-se interiormente dois fogos por andar, de pequena área, com salas de estar voltadas para a fachada principal, e zona de serviços voltados para as traseiras do imóvel.

Planta rectangular irregular, com caixa das escadas central, com escada de lanços paralelos e patamares intermédios, de acesso a dois fogos por piso. Massa simples, disposta na vertical, com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas a branco, de cinco pisos, o último de águas-furtadas, e tendo inferiormente embasamento de cantaria. Fachada principal voltada a O., definida no extremo direito por pilastra colossal, de ordem toscana, e marcada pela abertura, a ritmo regular, de quatro eixos de vãos rectilíneos, moldurados a cantaria, com caixilharia integrando bandeira; no piso térreo, abrem-se quatro portas, a segunda do lado esquerdo de acesso aos pisos superiores, de habitação, de verga trapezoidal e integrando bandeira em ferro, tal como a do extremo do mesmo lado, que juntamente com as do lado direito acedem a estabelecimentos comerciais; no segundo piso, rasgam-se janelas de sacada, com guarda em ferro, assentes no friso separador de pisos; no terceiro, abrem-se janelas de peitoril, de verga abatida e chave relevada, com as molduras prolongando-se inferiormente formando falsos brincos rectos; no quarto piso, sobre cornija de massa, desenvolve-se sacada corrida, com guarda em ferro para onde abrem quatro janelas, terminando igualmente em cornija de massa; nas águas furtadas, dispostas ao centro da fachada, rasgam-se duas janelas de sacada com guarda em ferro, contínua. Remate em cornija recta sobreposta por beirado simples. Fachada posterior, voltada a E., com quatro pisos, cada um deles rasgado por quatro janelas de peitoril, de verga recta, as do piso térreo gradeadas, marcadas a ritmo regular, e terminada em beirado simples. INTERIOR: Piso térreo composto por duas lojas pequenas, a da esquerda com uma sala de planta irregular, com sanitários ao fundo, e a da direita com duas salas longitudinais, arrumos e sanitários. A segunda porta da esquerda dá acesso ao vestíbulo, de planta rectangular e eixo longitudinal, tendo ao fundo um arco de volta perfeita, em cantaria, sobre pilastras, entrecortadas pelas paredes laterais, que o separa da escada; esta tem o primeiro lanço de degraus em cantaria e os restantes em madeira, e guarda em alvenaria com corrimão em madeira. Os vários pisos de habitação têm planta semelhante, o do lado esquerdo de maior área, com várias divisões intercomunicantes, possuindo cada fogo uma divisão maior de planta regular voltada para a R. da Madalena e as restantes, pequenas e irregulares, dispostas em função de corredor perpendicular à fachada principal; cozinha e instalações sanitárias voltadas para a Tv. da Madalena. As águas furtadas têm planta idêntica, mas com redução da área das salas voltadas para a R. da Madalena. Os pavimentos são em soalho e cerâmico nas instalações sanitárias e cozinhas.

Materiais

Estrutura de gaiola preenchida a alvenaria, rebocada e pintada; pilastras e molduras dos vãos em cantaria calcária; vidros simples; caixilharias de madeira; grades de ferro; pavimento cerâmico e de madeira; cobertura de telha.

Observações