Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja de Santa Maria dos Anjos

Igreja de Santa Maria dos Anjos

O ponto de interesse Igreja de Santa Maria dos Anjos encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Valença no municipio de Valença e no distrito de Viana do Castelo.

Igreja paroquial construída no séc. 13, com planta retangular composta por nave e capela-mor, mais baixa e estreita, interiormente com tetos de madeira e iluminada pelos vãos laterais e axial, tendo adossada capela lateral quinhentista e no lado oposto, torre sineira do séc. 17 / 18, uma outra capela lateral e sacristia. Construída em românico tardio, conserva, nas fachadas laterais, silhares siglados, o remate em cornija sobre cachorros de diferentes tipos (zoomórficos e antropomórficos), possuindo entre eles decoração com temas florais e geométricos populares, comparáveis aos da Igreja de Orada, em Melgaço, algumas frestas e antigos vãos em arco de volta perfeita, ainda que remodelados talvez nas obras de 1918 / 1919, tendo interiormente arco tribolabo revivalista na lateral direita. O aparelho irregular das fachadas revela alterações posteriores, nomeadamente a abertura de janelas com molduras de capialço, talvez no 17, e a própria construção da capela lateral direita e sacristia, que formam um corpo único. O portal da fachada principal, em arco de volta perfeita, de três arquivoltas, sobre colunelos e capitéis fitomórficos, foi reformado em 1918 / 1919, em revivalismo neoromânico, mas, possivelmente, reconstruído segundo o modelo românico. Destaca-se a capela quinhentista das Carlas, em românico tardio, com memória construtiva inscrita numa das fachadas, que terminam em cornija sobre cachorros antropomórficos e zoomórficos. No seu interior, realçam-se as pinturas murais, do séc. 16, com representação de um tríptico, tendo ao centro a figuração de um Calvário, surgindo inferiormente Nicodemos e José de Arimateia, e, lateralmente, São Gregório e uma outra figura. No interior, cujo coro-alto foi desmembrado, possui batistério, no lado do Evangelho, púlpito de talha, no lado da Epístola, com guarda plena, rococó, com ornamentos volutados e concheados nos ângulos pouco comuns, retábulos laterais neoclássicos conservando apontamentos tardo-barrocos no remate, o do lado do Evangelho reaproveitando painel pintado alusivo às Almas pertencente a antigo retábulo, já referido nas Memórias Paroquiais de 1758, e retábulos colaterais tardo-barrocos, de corpo reto e um eixo, postos de ângulo. O acesso à capela das Carlas e à confrontante foi rasgado nos muros, que, para isso, foi reforçado por meios arcos; o retábulo da capela lateral da Epístola é neoclássico. O retábulo-mor é neoclássico, de corpo reto e três eixos, com corpo côncavo, o que não é comum nos retábulos neoclássicos.

Planta retangular composta de nave única e capela-mor, mais baixa e estreita, tendo adossado, torre sineira, quadrangular, à fachada lateral direita, e duas capelas laterais, retangulares, confrontantes no topo da nave. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, as das capelas laterais dispostas perpendicularmente, rematadas em beirada simples. Fachadas em cantaria aparente de aparelho regular ou bastante irregular na lateral direita, conservando muitos silhares com siglas (marcas de canteiro), terminadas em cornija e com cruzes latinas, ou grega na posterior da nave, de cantaria, a coroar as empenas, sobre plinto paralelepipédico. Fachada principal virada a poente, terminada em empena, com cornija, rasgada por portal em arco de volta perfeita, com três arquivoltas, a intermédia decorada com florões, assentes em colunelos, sobre plintos, e de capitéis fitomórficos, com o tímpano, inscrito com as datas "1276 - 1919" em carateres modernos, assente em impostas decoradas; o portal é encimado por janela retangular, com capialço suave, e, à direita, é ladeado por cruzes páteas. Torre sineira colocada no alinhamento da fachada principal, rebocada e pintada de branco, com pilastras toscanas nos cunhais, coroados por pináculos sobre plintos, e de dois registos escalonados separados por friso e cornija, sendo rasgada na lateral por fresta e na posterior por porta de verga reta, precedida por três degraus; no segundo registo, abre-se, em cada uma das faces, ventana em arco de volta perfeita, assente em pilastras, albergando sino; sobre dupla cornija, a inferior convexa, assenta a cobertura em coruchéu piramidal sobrepujado por bola, catavento e cruz em ferro. Fachadas laterais terminadas em cornija, a da capela-mor com motivos em dente de serra, assente em cachorros decorados com motivos antropomórficos, zoomórficos, geométricos e fitomórficos, tendo na da capela-mor virada a sul entre os cachorros silhares decorados com temas florais e geométricos. As naves são rasgadas por fresta e portal em arco de volta perfeita, de aduelas marcadas, assentes em impostas e com pés direitos com chanfro, o da fachada virada a norte entaipado e encimado por três mísulas de suporte de antiga estrutura, possivelmente um alpendre, e o virado a sul integrando inferiormente um arco trilobado; a capela-mor é rasgada de ambos os lados por uma janela de capialço. A capela lateral adossada a norte, designada das Carlas, tem as fachadas nascente e poente terminadas em cachorros decorados com figuras antropomórficas e zoomórficas, suportando cornija bosantada e o beirado simples, abrindo-se na virada a poente porta de verga reta, com moldura, e duas janelas sobrepostas, gradeadas, a inferior quadrada, com moldura, e a superior retangular jacente com capialço; sobre os vãos corre inscrição em caracteres góticos com menção ao ano da sua construção. A sua fachada virada a norte termina em empena truncada, sobrelevada e com moldura de perfil curvo. A capela lateral adossada a sul, tem a fachada virada a poente, em cantaria aparente e a oposta e a posterior rebocada e pintada de branco, esta última terminada em empena com friso e cornija, coroada por cruz latina sobre plinto, e com pilastras toscanas nos cunhais, sobrepujados por pináculos piramidais; na fachada virada a nascente rasga-se portal de verga reta ladeada por duas janelas de capialço e, superiormente, janela quadrada, moldurada. A fachada posterior da nave é rasgada por óculo circular e a da capela-mor, terminadas em empena, com aparelho possuindo vários gatos de ferro, tendo nicho de madeira, pintado de preto, em arco de volta perfeita, ladeado por pilastras, albergando imaginária e protegido por porta envidraçada; o cunhal nordeste possui entrecorte. INTERIOR com as paredes em cantaria de granito aparente, de aparelho irregular, pavimento em taburnos de madeira, alguns numerados, com guias de granito e teto de madeira, de perfil curvo, formando caixotões com florões nos encontros. Parede fundeira da nave com marcação do antigo coro-alto, atualmente inexistente, mas que se apoiava na diferença da espessura do muro, onde agora se depositam sanefas de talha, e em duas mísulas laterais, sendo acedido por porta de verga reta disposta no lado da Epístola. No lado do Evangelho, abre-se o batistério, com arco de volta perfeita sobre o pé-direito, com chanfro, albergando pia batismal de bacia helicoidal assente em pé com várias molduras e igualmente helicoidal e com tampa de madeira. No lado da Epístola abre-se vão, entaipado, em arco abatido e com chanfro. Sensivelmente a meio da nave, dispõem-se, confrontantes, dois retábulos laterais, de talha policroma a branco e dourado, de estrutura semelhante, de corpo reto e um eixo, seguidos de portas travessas, em arco de volta perfeita, de uma arquivolta de aduelas largas, a do lado do Evangelho atualmente entaipada. No lado da Epístola surge de imediato, o púlpito, de bacia retangular, assente em mísula volutada, com guarda plena em talha policroma a branco e azul, com cartela recortada de concheados, e elementos ornados de concheados nos ângulos, acedido por porta de verga reta, moldurada, através de escada desenvolvida no interior da caixa murária, e que arranca da capela lateral, sendo encimado por baldaquino igualmente em talha e decorado com lambrequins, concheado e pináculo vegetalista no topo. Seguem-se as capelas laterais, profundas, com arco de volta perfeita rasgado atrás de meio arco alteado, assente em pilastras toscanas. A do lado do Evangelho, é fechada por gradeamento de ferro, assente em silhares de cantaria, decorados com motivos geométricos; interiormente, possui pavimento em ladrilho de motivos geométricos, abóbada de berço, estucada, e a parede do lado da Epístola é rasgada com porta de acesso exterior, de verga reta e duas janelas retilíneas sobrepostas; as paredes laterais são estucadas, a imitar marmoreado, e na parede testeira apresenta vestígios de pinturas murais, a que se encosta altar paralelepipédico, envidraçado, albergando imaginária. A capela lateral da Epístola, atualmente com o arco entaipado, tem paredes revestidas a azulejos de padrão fitomórfico, cobertura em abóbada de berço, de estuque, sobre cornija de cantaria e alberga retábulo de talha policroma, de planta convexa e um eixo, sobre supedâneo de três degraus. Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras toscanas, encimado por óculo circular e ladeado por dois retábulos de talha policroma, de corpo reto e um eixo, dispostos de ângulo. Na capela-mor, com teto de madeira, de perfil curvo, formando alguns apainelados, rasga-se, de ambos os lados, janela retilínea de capialço. Sobre supedâneo de granito com três degraus centrais, surge o retábulo-mor, de talha policroma a branco e dourado, de corpo reto e três eixos, o central de corpo convexo, definidos, exteriormente por duas pilastras estreitas, de fuste liso, assentes em dupla ordem de plintos, de face frontal almofadada, e interiormente por quatro colunas de fuste estriado, assente em duas ordens de plintos, os superiores com florão e os inferiores, mais altos, ornados de grinaldas e elementos fitomórficos, com capitéis coríntios e sobrepujados por urnas; ao centro, abre-se tribuna, de perfil curvo, envolvido por moldura, interiormente pintado de azul e albergando trono expositivo, de cinco degraus, decorados lateralmente com estriados e na face frontal por grinaldas e elementos fitomórficos; nos eixos laterais surgem apainelados, adaptados ao perfil da cobertura, sobrepostos por duas mísulas, decoradas com motivos vegetalistas; ático em espaldar recortado, ornado de elementos vegetalistas, os inferiores enrolados, florão na chave da tribuna e cartela com o monograma AM, terminando em frontão curvo sobreposto por folhas de acanto vazadas; sotobanco com apainelados decorados com açafates de flores, integrando ao centro sacrário tipo templete com porta decorada com espigas e parras, e friso ornado com motivos fitomórficos enrolados. Altar tipo urna com frontal decorado com folhas de acanto, friso superior com motivos lanceolados, e açafate de flores e motivos vegetalistas.

Materiais

Estrutura em cantaria aparente ou rebocada e caiada; molduras dos vãos, frisos, pilastras e cornijas, pia batismal, guias, supedâneo e pavimento da capela-mor em cantaria de granito; pavimento da nave em madeira; retábulos e guarda do púlpito em talha policroma; pinturas murais; gradeamento de ferro; portas de madeira; janelas gradeadas e envidraçadas; nicho em madeira; cobertura de telha; catavento e cruz de ferro.

Observações

*1 - O retábulo da Capela das Carlas tinha corpo reta e um eixo definido por quatro colunas, de terço inferior marcado, as exteriores de fuste espiralado e as interiores decoradas com motivos vegetalistas, assentes em plintos decorados com composições figurativas; ao centro, abria-se nicho em arco de volta perfeita, albergando Pietá; ladeava e encimava o nicho painéis; ático em tabela.