Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Palácio de Seteais

Palácio de Seteais

O ponto de interesse Palácio de Seteais encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel no municipio de Sintra e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial neoclássica. Insere-se no conjunto de palácios reformados em estilo neoclássico pela burguesia endinheirada, entrada com frontões triangulares, janelas de guilhotina coroamento com platibanda e ainda com escada de 2 braços desenvolvendo-se interiormente virando para fachada secundária. Denota-se o carácter cenográfico da construção, ao fundo do campo, adaptando-se ao desnível do terreno e caminho do miradouro e Penedo da Saudade e enquadrando-se Palácio da Pena pelo Arco. O modo como inteligentemente se articulou Palácio com corpo de serviços, através do arco e panos de muro, adaptando-se ao desnível do terreno e imposições camarárias (de não tapar caminho miradouro e campo).

Planta composta por corpo de planta em U desenvolvido em torno de pátio, a SO. e corpo de planta rectangular a NE., ligados por muro centralizado por grande arco triunfal. Massa de dominante horizontal. Coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas, com embasamento de cantaria simples, ritmadas por pilastras lisas colossais e delimitadas por cunhais perpianhos; um e dois registos, separados estes últimos por friso de cantaria simples; acesso principal ao nível do primeiro piso; as fachadas são animadas pela abertura de vãos rectangulares no primeiro piso e quadrangulares no segundo, regularmente distribuídos, com moldura de cantaria simples e lisa e janelas de guilhotina e dois batentes; remate em cornija saliente encimada por alta platibanda ritmada por vasos e bustos e decorada com festões drapeados na fachada principal. Fachada principal a SE., composta pelas fachadas dos dois corpos do edifício, simétricas, de dois registos, com pano murário central avançado, rasgado por porta ladeada por pilastras lisas de cantaria suportando frontão triangular; a ligar os corpos ao nível do primeiro piso, dois panos de muro rematados por balaustrada de cantaria, abertos por larga porta de arco abatido e centralizados pelo arco triunfal de volta perfeita, enquadrado por nichos e rematado por cornija sob tabela com inscrição decorada com festões, ladeada por dois vasos e coroada por panóplias militares, enquadrando medalhão de bronze onde se patenteiam as efígies de D. João VI e de D. Carlota Joaquina, encimado por coroa real aberta. INTERIOR: Ala SO. de dois pisos ligados por ampla escadaria nobre, de três lanços com patamar intermédio e dois braços divergentes com guarda em balaustrada, desembocando em galeria ao nível do segundo piso. Salas pintadas com frisos de flores e grinaldas. Merece especial referência a "Sala Pillement" com cenas figurativas - crianças brincando - delimitadas por grinaldas e frisos, e a "Sala da Convenção" com cenas marítimas mitológicas expandindo-se para o tecto. JARDIM: Fonteiro à fachada principal amplo terreiro, relvado, conhecido como Campo de Seteais. Junto à fachada posterior situa-se um local conhecido por Penedo da Saudade, onde existe um pombal, um pavilhão de chá, uma horta e um jardim de topiárias de buxo e cedro, disposto em patamar virado à paisagem. Todo o jardim é irrigado por um complexo sistema de rega com tanques, minas e fontes.

Materiais

Estrutura de alvenaria rebocada e cantaria; frescos, pinturas a seco.

Observações

*1 - DOF: ... construções e terreiro vedado, jardins, terraços e quinta; Considerado um exemplar tardio do neo-classicismo no polo cultural Lisboeta, contudo a estrutura do edifício de D. Gildemeester (visível nas fachadas viradas para a Quinta) denuncia já a linguagem daquele estilo. *2 - não há consenso entre os vários autores no que toca ao local onde foi assinada a Convenção de Sintra~.