Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Quinta do Espingardeiro

Quinta do Espingardeiro

O ponto de interesse Quinta do Espingardeiro encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel no municipio de Sintra e no distrito de Lisboa.

Quinta de produção com zona de recreio, consistindo em composição arquitectónica e vegetal desenhada e construída intencionalmente pelo homem onde foram contempladas funções de lazer e de recreio; associada a uma habitação e contendo jardim e mata. As características barrocas reflectem uma criação cénica, teatral virada para a utilização social dos espaços prevalecendo simultaneamente uma sensação de palco e plateia. Os elementos construídos são fundamentais para esta constituição de cenários. É notória a compartimentação e hierarquização dos espaços resultante por um lado da separação de funções e por outro do sentido estético. Exemplo de um elemento típico dete estilo é a cascata, típico dos jardins barrocos muito utilizado em Portugal no séc. XVIII, como nos Jardins da Quinta de Belém, os jardins do Palácio de Queluz, ou a Quinta de Caxias. A este estilo sobrepõem-se o romântismo que segue uma atitude pictórica sendo estudado numa sucessão de imagens e pontos de vista paradoxalmente inspirado e sugestivo de pinturas de pintores paisagistas de Inglaterra. Rigorosamente projectado para parecer natural e espontâneo numa perspectiva de sobreposição de planos progressivamente mais longínquos e difusos. Este estilo encontra no estilo chinês um profundo conhecimento e domínio da beleza aparentemente natural mas com um conceito temporal radicalmente diferente assente numa ideia nostálgica do tempo.. Oferece um cenário lendário a que se pode associar um carácter paradisíaco, insólito e enigmático reforçado pelo denso tecto vegetal de plantas exóticas e autóctones.

Quinta murada, de planta aproximadamente triangular, constituida por casa com pátio (v. PT031111120086), casa de caseiros e jardim e mata. O principal acesso é o portão do pátio que dá para a Rua do Campo, com orientação N. / S. e, na mesma rua, acede-se directamente à quinta por outro portão. Esta entrada é seguida de uma rampa que separa a zona da casa dos caseiros da casa principal. Junto ao portão está uma pequena fonte com tanque revestido de empedrado e pedra e com bica em carranca. A partir do portão estabelece-se um eixo O. / E.que atravessa toda a quinta até à cascata grande. Na parte de trás da casa, em patamar que termina em balaustrada caminho junto à mesma, desenvolve-se uma zona de estadia com palmeiras e araucárias de grande porte, entre canteiros de forma orgânica limitados e preenchidos com herbáceas. Um tanque de forma circular antecede uma escadaria ladeada por balaustrada que acede a um outro patamar, mais pequeno, onde se insere, junto ao muro que o limita e suporta o terreno a cota superior, uma imponente fonte de empedrado e pedra talhada a parecer natural. Por trás desta zona situa-se o antigo campo de ténis llimitado por murete com bancos de pedra. O campo é ladeado por uma alameda que se inicia num portão de acesso à quinta e cruza com o eixo principal. Para lá desta alameda, situam-se antigos campos agrícolas e pomar de laranjeiras até ao limite da quinta, ladeados por caleiras de pedra. A cascata grande é constituída por um só corpo com degraus laterais de acesso ao topo, situa-se a cota elevada em relação aos campos e é acompanhada por bancos que se dipõem em hemi-circulo. Junto ao muro que limita a quinta com a orientação SE. / NO. e onde se insere portão actualmente vedado, segue um caminho que ladeia a mata e conduz a um pequeno mirdouro em ruínas junto ao qual existe um tanque ligado a caleira parcialmete enterrada. Próximo desta zona fica o muro sobre a Rua do Campo junto ao qual existe um grande lago naturalizado romântico ladeado por caminhos de buxo, alguns dos quais atingiram um porte arbóreo e, na extremidade N. do lago, por trás da casa dos caseiros, ruínas de uma pequena cascata. Na mata, exite um outro lago com ilhota ao centro, ligada à margem por ponte, um oblisco, um cruzeiro e um plinto de pedra.

Materiais

Material Vegetal: Araucária (Araucaria bidwilli), Esterlícia (Strelizia reginae), Buxo (Buxo semperviriens). Inertes: Granito (elementos arquitectónicos)

Observações