Componente urbano. Espaço urbano de confluência. Praça.
Espaço público aberto e com ligeira pendente (no sentido NO. / SE.), tendo a sua planta a forma aproximada de um triângulo equilátero *2. É delimitada por: a SE. a antiga Estrada de Sacavém *3, com lotes estreitos e desiguais onde foram edificados prédios de 2 pisos, com comércio e habitação; a N. predominam 2 grandes lotes, também com edifícios de 2 pisos, sendo o do extremo O. (n.º 41-43) o Asilo da Viscondessa dos Olivais (prédio pombalino de 7 vãos, sendo os do piso superior dotados de janelas de sacada gradeadas); a O, encabeçando pequeno quarteirão isolado, um prédio pombalino de 2 pisos (6 vãos - n.º 20-22); também a O, a igreja de Santa Maria dos Olivais, construção seiscentista e setecentista de nave única e capela-mor rectangulares, com cobertura a 2 águas, em cujo flanco S. está adossada a torre sineira, de planta retangular.
Materiais
Alvenaria mista e de tijolo, cantaria de calcário, pavimento em calcário, em basalto e em granito, ferro forjado e fundido, azulejo industrial.
Observações
*1 DOF: Conjunto da praça da Viscondessa dos Olivais, *2 - a Praça da Viscondessa dos Olivais é o centro do conjunto urbano dos Olivais; nela se devem incluir também o adro defronte da igreja paroquial e as ruas irradiantes e envolventes daquela; *3 - a antiga Estrada de Sacavém é continuada para NE. na Tv. das Courelas e para SO. pela Rua Conselheiro Ferreira Dias.