Componente urbano. Eixo viário. Rua. Rua inserida em núcleo urbano seiscentista apresentando como tipologia dominante do espaço construído: casa de dois pisos de lote estreito, primeiro piso de granito e segundo piso com varanda corrida de madeira. As varandas de madeira de algumas casas de dois pisos são interessantes, apresentando balaústres torneados. Algumas casas apresentam ainda taipa como material dominante no segundo piso, assim como janelas de madeira. Existe ainda na rua um conjunto residencial do tipo "ilha", conhecido por Bairro Catarina Eufémia com entrada por um portal de uma casa de dois pisos.
Estrutura urbanística: aglomerado organizado em rua com orientação P. - E., estreita, sinuosa e em declive, com abertura à direita para as ruas da Lameira e do Dr. Bento Cardoso e à esquerda para a do Dr. Avelino da Silva Guimarães. Os lados da rua são preenchidos por módulos habitacionais compostos, na sua maioria, por dois pisos: casas sobradadas, com primeiro piso em pedra e varanda corrida de madeira no segundo piso; casas sobradadas, com duas portas no primeiro piso e duas portas de varanda estreita sobre cachorros simples no primeiro piso; casas sobradadas, de dois pisos, de granito com vãos de verga curva; casas seiscentistas e setecentistas, de dois pisos, definidas por cunhais rematadas por empena, com vãos assentes em cachorros, portal ornamentado e por vezes armoriado *3 e ainda alguns poucos exemplares de casas térreas. No início da rua, do lado S., num pequeno largo ergue-se o Padrão de D. João I *4 e uma Capela seiscentista de invocação de São Lázaro, com portal maneirista e a inscrição "ESTA IGREIA SEFEZ NO ANO DE 1600". No alto da rua, do lado N., situam-se a Igreja de São Domingos *5, a Capela da Venerável Ordem de S. Domingos e o edifício da Venerável Ordem Terceira.
Materiais
Dominantes: Granito; alvenaria; madeira; taipa; telha.
Observações
*1 - Esta rua pertence a duas freguesias, São Paio e Creixomil; *2 - coordenadas tomadas num ponto central da R.; *3 - no alto da R. em frente à Igreja S. Domingos, aparecem os dois edifícios barrocos mais significativos. Um deles, a Casa dos Peixotos Guimarães, onde actualmente funciona o Tribunal do Trabalho, possui no átrio de entrada e na escada nobre que conduz ao primeiro piso um lambril de azulejos seiscentistas, policromos, tipo tapete; *4 - este monumento é também conhecido por Padrão ou Cruzeiro dos Pombais ou Cruzeiro de S. Lázaro.