Portal de Cidadania

Igreja de Santa Maria

Igreja de Santa Maria

O ponto de interesse Igreja de Santa Maria encontra-se localizado na freguesia de Murça no municipio de Murça e no distrito de Vila Real.

Arquitectura religiosa, barroca. Igreja de planta longitudinal composta por nave e capela-mor, mais baixa e estreita com sacristia e torre sineira adossada. Fachada principal em frontão triangular com nicho no tímpano, rasgada por portal de verga recta com frontão de volutas e duas janelas laterais. Alçados com pilastras nos cunhais e remates em friso e cornija, sendo os laterais rasgados por janelas e portas confrontantes. Interior com cobertura em falsa abóbada de berço, em estuque, coro-alto, púlpitos, e retábulos em talha dourada e policroma, maneiristas, de tipo edícula, os colaterais, barrocos os laterais e o mor e um outro lateral rococó. Igreja com fachadas de cunhais ritmados pela alternância de frisos e cornijas, ambos moldurados, sobretudo na principal, devido ao frontão do remate ter os ângulos abertos, contribuindo para a sua dinamização. Esta constitui a fachada de maior riqueza decorativa, com portal encimado por frontão de volutas interrompido por cartela, datada, fechada por elemento decorativo, e com nicho no tímpano, ladeado por aletas volutadas, de asas abertas. Pia baptismal revela antiguidade, de forma parabólica. Coro-alto sobre pilares, os centrais de ângulos chanfrados. As fachadas laterais possuem portas travessas confrontantes, ainda que a do lado esquerdo esteja entaipada. No interior, possui dois púlpitos confrontantes, com guardas em talha pintada e dourada, com enrolamentos, fragmentos de cornija volutada e elementos fitomórficos, assentes em consola decorada com acantos. Retábulo-mor de três eixos, com tribuna de perfil semicirular, coberta por semicúpula, ligeiramente convexa na zona central da base, integrando o sacrário. Os retábulos colaterais, provenientes da antiga Matriz, têm estrutura maneirista, a que foram adicionados elementos barroquizantes, como as orelhas, pequeno espaldar de talha sobre a cornija das tabelas, altar em forma de urna, bem como as mísulas laterais e respectivos remates. O lateral do lado do Evangelho, proveniente de um convente é rococó, evidenciando-se o dinamismo do recorte da boca da tribuna, acompanhado pela moldura, pontuada de concheados, querubins e enrolamentos. A pia de água-benta é igualmente proveniente da antiga Matriz, e possui pia baptismal de forma parabólica, bastante rudimentar. As pinturas das coberturas interiores são do séc. 20, provavelmente dos anos 40.

Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor rectangular, mais estreita e baixa, com anexos, também rectangulares, adossados de ambos os lados à capela-mor, prolongando-se para a fachada posterior, e torre sineira quadrangular, na lateral direita. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja, uma e quatro águas nos anexos e cúpula bolbosa na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com pilastras nos cunhais, sobrepujados por pináculos com a base decorada com folhas de acanto, e percorridas por embasamento de cantaria e remates em friso e cornija, ambos moldurados. Fachada principal terminada em frontão triangular, com friso e cornija, ambos moldurados, e de ângulos inferiores abertos. Portal central de verga recta, moldurado, entre pilastras almofadadas, que suportam friso e frontão de volutas, interrompido por cartela, fechada superiormente por enrolamento. Ladeiam o portal duas janelas rectangulares, junto à cornija do remate. No tímpano, possui nicho concheado emoldurado por pilastras, albergando imagem do orago; é ladeado por aletas volutadas, de asas abertas, assentes em pequeno friso. Fachadas laterais rasgadas na nave por duas janelas rectangulares e porta central de verga recta, simples, confrontantes, sendo a porta lateral esquerda cega. Neste mesmo lado, o anexo tem três portas, duas de verga recta, emoldurada a cantaria e duas janelas; ao centro, cartela recortada com inscrição. A torre sineira, sensivelmente recuada relativamente ao frontispício, possui dois registos separados por friso e cornija, ao mesmo nível dos da igreja, tendo, nas faces viradas a O. e S., dupla sineira, de arco pleno, encimadas por relógio circular, encimado por cornija curva, e, na E., porta de verga recta, que acede a escada interna de caracol, e janela gradeada. Os cunhais são coroados por pináculos sobre acrotérios. INTERIOR rebocado e pintado de branco com pavimento lajeado. Nave percorrida por silhar de azulejos modernos, de padrão, com coro-alto sobre pilares quadrangulares, os centrais de ângulos chanfrados, com balaustrada de madeira. Guarda-vento também de madeira, encerada, com bandeira envidraçada. No sub-coro, rasga-se na espessura da caixa murária, do lado esquerdo do portal, vão de arco pleno, com silhares de cantaria, albergando pia baptismal de forma parabólica, sobre base quadrangular, encimado por painel com figuração do "Baptismo de Cristo". Junto abre-se nicho quadrangular, fechado por porta de madeira. No lado do Evangelho, dispõe-se confessionário embutido no vão da porta travessa e um retábulo de talha pintada de branco e dourada, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Lateralmente, surgem, ainda, confrontantes, dois púlpitos de base quadrangular, sobre mísula volutada, em pedra, com guarda de talha pintada de branco e dourada, decorada, em cada uma das faces, com enrolamentos e fragmentos de cornija, e com acesso por escada de pedra com guarda de madeira balaustrada. Dois retábulos laterais, de estrutura semelhante, dedicados a Nossa Senhora das Dores ( Evangelho ) e Senhor dos Passos ( Epístola ). Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras, ladeado por dois retábulos colaterais, também de talha dourada e pintada de branco, o do Evangelho dedicado à Virgem. Sobre cornija de pedra assenta a falsa abóbada de berço, de estuque, com tirantes de metal, pintada com motivos geométricos e fitomórficos, com três cartelas, a central figurando a imagem da Virgem e putti nas laterais. Capela-mor com paredes revestidas a azulejos modernos, de padrão e rasgada, em ambos os lados, pos duas frestas de rampa. Sobre supedâneo de recorte ondulado ao centro, retábulo-mor de talha dourada, pintada de branco e com colunas em marmoreado azul, de planta recta e três eixos definidos por quatro colunas de fuste torso, com o terço inferior liso e decorado com laçarias e motivos fitomórficos, assentes em atlantes em forma de putti. No eixo central, a tribuna, de forma poligonal, apainelada e com profusa decoração fitomórfica, com trono de cinco degraus, sobre o qual surge um resplendor. Lateralmente, duas mísulas protegidas por baldaquinos com drapeados em forma de cortina, pintados de vermelho, protegem imaginária. O ático, em semicírculo, forma espaldar recortado e duas consolas com putti, que sustentam a sanefa, também com drapeados, e dois anjos. Na base da tribuna, em forma convexa, surge o sacrário, ladeado por dois putti que abrem duas cortinas, deixando antever a decoração da porta, com o "Agnus Dei" imolado. Altar paralelepipédico, com frontal decorado com motivos fitomórficos. Ara de altar sustentada por quatro colunas torsas, com espira fitomórfica. No lado do Evangelho, credência de madeira, pintada de marmoreados fingidos. Cobertura em falsa abóbada de berço de estuque, pintado com motivos geométricos e figurativos em cartelas.

Materiais

Estrutura de cantaria granítica rebocada e pintada de branco; embasamento, frisos, cornijas, pilastras, pilares, molduras dos vãos, base dos púlpitos, arcos, escadas e outros elementos em granito; pavimento lajeado e cobertura interior em estuque; silhar de azulejos; retábulos de talha; painéis e telas pintadas; parapeito dos púlpitos em madeira entalhada e pintada; portas, guarda-vento e parapeito do coro-alto em madeira; cobertura exterior em telha; gradeamento e portão do adro em ferro.

Observações