Arquitectura religiosa, manuelina, renascentista e barroca. Igreja paroquial de três naves separadas por arcada plena, com elementos manuelinos (porta da torre e arco triunfal) e renacentistas (portal principal e arco do absidílolo N.). Cobertura na torre sineira em domo acantonado e finalizado por fogaréus.
Planta longitudinal rectangular com absidíolos e ábside pouco profundos a que se adossa a O. a Sacristia e a N. duas pequenas capelas, todos de planta rectangular; a S.a torre sineira quadrangular. Coberturas diferenciadas em telhados de duas águas no corpo da igreja, ábside e capelas laterais, de uma água na sacristia e em domo contracurvado sobre a torre sineira. Fachada principal orientada de pano único delimitado por pilastras em massa, a da esquerda rematada por urna; ao centro abre-se portal de cantaria em arco pleno de duas arquivoltas apoiadas em colunelos, flanqueado por pilastras sobre plintos com capiteis coríntios e rematadas por pináculos; encima-o um entablamento com frontão triangular prrenchido com cabeça de anjo; duas janelas de verga recta flanqueiam o portal e outra abre-se a eixo do mesmo encimada por pequena cornija em ângulo; remate em empena angular contendo decoração geométrica centrada por quadrifólio, e encimada por cruz latina de ferro. Torre sineira delimitada por cunhais, de dois registos separados por cornija, o superior aberto pelas sineiras em arco pleno; remate em platibanda de massa, acantonada por fogaréus e outro a rematar o domo. Fachada S., com corpo saliente da nave lateral delimitado por cunhais, aberto por porta central de verga recta e, à direita desta, por janela rectangular; remate em beiral; entre este corpo e a torre há uma reentrância preenchida com escadaria adossada à torre sineira dando acesso a um portal de cantaria em arco polilobado de duas arquivoltas, a primeira assente em colunas sobre bases facetadas e com capitel da direita vegetalista e o da esquerda com cordão, e a segunda arquivolta perfilada por faixa com meias esferas; o portal lateral assenta sobre lajes e uma lápide epigrafada. Fachada N.: com corpo da nave, delimitado por cunhal de cantaria e aberto por janela rectangular e rematado em beirado simples, no topo salientam-se dois pequenos corpos cegos rematados em empena angular, correspondentes às capelas laterais, seguindo-se, no mesmo plano, outro corpo mais baixo, igualmente cego, da Sacristia. Fachada E. de três panos, o do absidíolo S. cego, o da ábside com um cunhal, duas janelas e duas edículas e, adossado, o da Sacristia de dois pisos: no primeiro duas portas rectangulares e no segundo uma janela engradada. INTERIOR: três naves de quatro tramos, divididas por arcos plenos sobre colunas lisas com capitéis diminutos estriados encimados por ábacos de colchete estilizados; o primeiro tramo da nave central é ocupado por guarda-vento de madeira; as paredes são parcialmente revestidas por silhares de azulejos de padrão azuis e amarelos com motivos de ponta de diamante; do lado da Epístola localiza-se o Baptistério em arco de volta perfeita, sob a torre sineira, uma porta entre o segundo e o terceiro tramo e capelas laterais de ambos os lados com arcos de cantaria e revestidos de talha branca e dourada. Cobertura em tecto de masseira e pavimento de lajes de pedra. Nas paredes de topo das naves laterais absidíolos em arco de volta perfeita de cantaria encimados por óculos, sendo o do lado do Evangelho enquadrado por medalhões com bustos e encimado por entablamento com frontão de volutas com edícula preenchida com relevo figuirando Cristo Salvador do Mundo; a capela é abobadada de berço com pinturas sobre estuque, assente sobre cornija de pedra, e possui um retábulo barroco com tela central representando a Virgem e o Espírito Santo. Capela do lado da Epístola com arco pleno assente em pilastras de capitéis em brecha, com um retábulo de talha dourada; é coberto com abóbada de berço simples assente sobre cornija de pedra. O arco triunfal é pleno revestido com grutescos e com uma pedra de armas no fecho, abrindo para a capela-mor com revestimento de silhar de azulejos e altar sobre degraus; cobertura em abóbada de berço de quatro tramos definidos por arcos torais plenos assentes sobre mísulas escalonadas; na parede de topo retábulo de talha dourada e branca com tribuna e nichos com imagens enquadrados por colunas pseudo-salomónicas e arcos concêntricos com decoração de folhagem e volutas.
Materiais
Alvenaria mista rebocada; cantarias e lajes de calcário; madeira; estuque; azulejo; telha, vidro e ferro.
Observações