Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Convento e Igreja de São José

Convento e Igreja de São José

O ponto de interesse Convento e Igreja de São José encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago) no municipio de Tavira e no distrito de Faro.

Arquitectura, religiosa, tardo-medieval, manuelina, barroca. Planta de nave única octogonal, capela-mor e capela manuelina. A capela manuelina de planta octogonal.

Planta octogonal irregular, de nave única, composta por coro-alto, capela-mor e capelas laterais, sacristia e anexos. Volumes articulados com cobertura diferenciada em telhados de quatro águas (coro-alto, capela-mor, capela lateral e sacristia). Fachada principal a O., de um só pano, delimitada por cunhais em cantaria, com embasamento e capitéis rematados por urnas, soco em massa e frontão recortado com data de 1768; duas sineiras de um sino; cimalha rematada por cantaria de verga recta arquitravada ladeado por pilastras ornamentadas por volutas e concheados, frontão borrominiesco com pedra de armas encimado por coroa e pomba, óculo superior elíptico em cantaria com gradeamento em ferro, ladeado por duas janelas de peito, em cantaria de verga recta arquitravada com cornija recortada. Adossado a N. muro de vedação com Passo em cantaria, de verga curva arquitravada e frontão com concheados. INTERIOR: coro-alto com arco pleno e guarda em madeira, coro-baixo assente em dois arcos abatidos em massa, guarda-vento em madeira e duas portas laterais de verga recta; nave única de planta octogonal irregular, tecto em caixotões de madeira assente em friso de massa; dois retábulos laterais neoclássicos ladeados por portas encimadas por janelas em cantaria de verga recta arquitravada uma com cornija curva outra triangular; dois retábulos colaterais rococó, duplo arco triunfal em cantaria com púlpitos laterais marmoreados; capela-mor com degrau de acesso e guarda em ferro, abóbada de arestas, retábulo-mor fingido, lambril em mosaico e portas laterais encimadas por janelas de verga recta. Capela funerária tardo-medieval com entrada pelo lado do Evangelho, cobertura com arcarias ogivais com as armas dos Melos e dos Costas e na parede fundeira clarabóia e cantarias manuelinas.

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada, telha de canudo; soalho, lajetas de pedra (aproveitamento de pedras tumulares), caixilharias em madeira, talha.

Observações