Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Ermida de Nossa Senhora do Pópulo

Ermida de Nossa Senhora do Pópulo

O ponto de interesse Ermida de Nossa Senhora do Pópulo encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Enxara do Bispo no municipio de Mafra e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa, barroca. Ermida rural. Num pequeno nicho da sacristia um relevo marmóreo renascentista constituído por 4 tondos de feição italianizante, organizados em torno de uma esfera armilar, de notável qualidade escultórica.

De planta em T composta pela justaposição de 2 corpos laterais ao templo, o edifício apresenta volumetria escalonada, sendo a cobertura efectuada por telhados a 1 e 2 águas. Em reboco pintado e com os cunhais em cantaria policromados a azul, o edifício ostenta alpendre coberto a preceder o alçado principal (O.), e acima deste a existência de janela iluminante com emolduramento simples de cantaria e malheiro de ferro. O alçado é superiormente rematado por empena triangular a ostentar cruz ao centro, precedida de beiral. Do lado N. pano com ventana sineira. O interior do templo de planta longitudinal composta pela justaposição de 2 rectângulos, correspondentes a nave única e capela-mor, ambas com cobertura em abóbada de berço separada por cornija, a diferentes alturas. A nave ostenta panos laterais animados por lambril azulejar policromo de padrão, e por altares laterais em madeira entalhada policroma, 1 de cada lado, identificando-se ainda púlpito do lado do Evangelho. Adossado à face interna da fachada reconhece-se a existência de coro-alto. Precedida de arco triunfal de volta perfeita, a capela-mor ostenta superfície murária animada por lambril azulejar análogo ao da nave e por pintura ornamental de marmoreados e outros motivos decorativos. No muro de topo retábulo em talha dourada e policroma, vazado a eixo por camarim a albergar a figuração escultórica de Nossa Senhora do Pópulo dentro de maquineta. Pelo lado do Evangelho acede-se à sacristia, onde se destaca localizado num pequeno nicho, um relevo marmóreo renascentista constituído por 4 tondos, organizados em torno de uma esfera armilar. Merece ainda atenção um painel azulejar policromo do século 17 com a representação de Nossa Senhora envolta em mandorla, localizado na cabeceira da ermida.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira.

Observações