Ponte de arco, construída na segunda metade do séc. 20, em betão armado, de um só tabuleiro, plano, sobre arco suspenso, que, à data da sua construção, constituía o arco de maior vão no mundo realizado em betão armado, excedendo em cerca de 6m a ponte sueca de Sando. O tabuleiro assenta sobre setenta e seis pilares, quatro deles funcionando como elevadores, e duas vigas em arco unidas por uma arcatura com estreitos elementos dispostos em cruz. As esculturas em bronze aplicadas nas faces das caixas de elevador, voltadas ao tabuleiro, são repetidamente utilizadas nas obras de arquitetura modernista. Foi a primeira ponte a ser construída na cidade do Porto apenas por portugueses, sem envolver firmas estrangeiras na sua conceção ou execução. Na sua construção foi utilizado o cimento branco. A ponte caracteriza-se pela expressão delicada, grande plasticidade do material e pelas linhas retas e curvas dos seus elementos, com repetição da forma quadrada na caixa dos elevadores, que apresentam grandes balanços nas palas de saída dos elevadores.
Ponte de arco, de betão armado, com tabuleiro superior plano. O tabuleiro apoia-se no arco suspenso, constituindo por duas vigas em arco, unidas por uma arcatura com estreitos elementos dispostos em cruz de betão. Possui 76 pilares, sendo os de maior expressão os quatro que se encontram junto ao apoio do arco, assemelhando-se a grossas colunas quadrangulares, sendo marcados por pequenos quadrados dispostos regularmente ao longo das superfícies exteriores. Estes, no interior, possuem elevadores, que fazem a ligação da cota baixa da estrada marginal ao tabuleiro. As saídas dos elevadores apresentam extensas palas em consola, tanto na cota baixa como na zona superior, e entre os elevadores, encaixam-se guardas em ferro pintado à cor da ponte. Os volumes dos elevadores, na face voltada para o interior da ponte, apresentam adossadas quatro esculturas. O tabuleiro apresenta seis faixas de rodagem para trânsito rodoviário e dois estreitos passeios.
Materiais
Betão armado no tabuleiro, apoios e arco; asfalto no revestimento do tabuleiro; ferro pintado nas portas dos elevadores e guarda; bronze nas estátuas.
Observações
A construção da ponte custou cerca de 120 mil contos. Quando foi construída apresentava apenas duas faixas de rodagem de 8m de largura, duas faixas para ciclistas e dois passeios laterais para peões.