Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Convento de Nossa Senhora da Natividade

Convento de Nossa Senhora da Natividade

O ponto de interesse Convento de Nossa Senhora da Natividade encontra-se localizado na freguesia de Tentúgal no municipio de Montemor-o-Velho e no distrito de Coimbra.

Convento das Carmelitas Calçadas quinhentista, obedecendo aos cânones impostos pela ordem. Do vasto complexo conventual resta atualmente a igreja e os coros (alto e baixo) a portaria e algumas dependências, bem como partes da cerca e da "cerquinha". Interior da igreja parcialmente revestido por um silhar de azulejos setecentistas, cobertura abobadada em caixotões de pedra e arco cruzeiro em cantaria com decoração classicizante. Púlpito policromado em pedra. Capela-mor com cobertura em abóbada de caixotões. O coro alto tem cadeiral seiscentista..

Planta longitudinal, composta, irregular. Volumes articulados, disposição horizontal das massas. Coberturas diferenciadas. Fachada principal orientada a O., mostrando à esquerda a portaria e em plano mais avançado a igreja. Portaria: Frontaria com entrada rectangular ladeada de pilastras e rematada por um nicho, com uma escultura de Santa Teresa. Mostra 4 frestas deitadas no nível mais baixo, correspondente às lojas, seguidas de outras tantas janelas de entresolho e de cinco, maiores, com cornija, do andar nobre. No ângulo esquerdo do edifício destaca-se acima da cimalha o mirante de desafogo, com as rótulas de pedra. INTERIOR: Mostra roda conventual. Igreja: Fachada principal dividida por pilastras em 2 panos: o dos coros, com dois registos de janelas simples; o do corpo, com o portal aberto entre dois altas frestas; o do corpo com o portal aberto entre dois altas frestas. O portal, com data de 1633, tem vão rectangular entre pilastras dóricas e é rematado por um nicho com uma Santa Teresa de pedra, ladeado por dois pináculos. Do lado oposto da rua, encostada ao coro, levanta-se a pequena torre. INTERIOR: Espaço diferenciado em corpo, capela-mor e coros. Corpo e capela-mor cobertos por abóbada de pedra em quartelas. Arco cruzeiro de molduras e ornatos clássicos. A capela-mor mostra janela gradeada do comungatório aberta à esquerda entre dois postigos, com avental e frisos decorados. Retábulo-mor em madeira, de tribuna central e duas colunas laterais; abriga duas imagens dos Santos Elias e Eliseu. Retábulos laterais do cruzeiro só de duas colunas, mostrando o da esquerda um Crucifixo e o da epístola uma Senhora do Carmo, entre outras. Num nicho lateral vê-se um São João da Cruz. No pavimento há campas, sendo visíveis apenas duas delas, uma cronografada de 1795. Um alizar de azulejos policromos de tapete percorre as paredes da igreja. Coros: Abrem-se para a igreja por duas grandes janelas rectangulares sobrepostas, com grades de ferro, sendo duplas as inferiores. No coro de baixo, encostam-se às paredes quatro pequenos retábulos, um deles de madeira, tendo colunas de enrolamentos de acantos e uma Santa Teresa de pedra. O coro de cima cobre-se de madeira em forma de gamela, repartido em painéis, sendo o central rebordado de um largo rótulo em relevo; num letreiro pode ler-se: ESTA OBRA MANDOV FAZER A R ( EVEREN ) DA M ( ADR ) E IGNES DE JESUS M ( ARI ) A EX PRIOREZA 1757; guarda cadeiral singelo de quarenta e três cadeiras.

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada (paredes); pedra (vãos e cobertura interior da igreja); telha (cobertura exterior).

Observações