Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela do Espírito Santo

Capela do Espírito Santo

O ponto de interesse Capela do Espírito Santo encontra-se localizado na freguesia de Funchal (Santa Maria Maior) no municipio de Funchal e no distrito de Ilha da Madeira (Madeira).

Capela de pequenas dimensões, conservando elementos da construção dos finais do séc. 15 e as linhas gerais da reconstrução dos meados do 16, de planta retangular, frontispício em empena e interior com decoração essencialmente maneirista. Apresenta linhas sóbrias com decoração interior, sobretudo na capela-mor, de grande exuberância. A decoração da capela-mor, com o magnífico retábulo maneirista, com tábuas dos meados do séc. 16, enquadradas por talha e pintura dos inícios do 17, estende-se pelas paredes laterais e pelo tecto, constituindo um dos conjuntos de melhor qualidade da ilha. Acrescido ainda das portadas de madeira da porta, muito provavelmente ainda do séc. 16 ou dos inícios do 17, assim como o conjunto de imaginária e demais pintura, contribui para a constituição de um pequeno museu de arte e devoção dos mareantes do Funchal. Os altares laterais são de talha ligeiramente posterior ao retábulo-mor, a enquadrar pinturas sobre madeira atribuíveis à oficina de Fernão Gomes. As pinturas das paredes da capela-mor possuem por vezes um carácter ingénuo e os anjos músicos do tecto têm muito boa escala.

Planta retnagular composta de nave e capela-mor, à qual se encosta a S. pequena sacristia. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas, de 2 águas na capela e 3 na sacristia, com beirais duplos de telha de canudo portuguesa sobre a sacristia. A fachada principal orientada a O., termina em empena rematada em cimalha de cantaria com balanço, com cruz de fuste e braços de secção redonda encimada por bucete; a S. assenta campanário de cantaria cinzenta terminado em empena aguda e cimalha com balanço, com arco de volta perfeita sobre impostas com base relevada. Portal de arco quebrado com uma arquivolta, assente em bases oitavadas e sem capitéis; magníficas portadas de madeira com postigos e almofadas decoradas com "dobra de linho" entalhados; óculo superior redondo com moldura de cantaria. A fachada N. apresenta fresta rectangular e porta com moldura de cantaria com lintel e impostas chanfradas, entaipada no corpo da nave e janelão na capela-mor, rematada com friso de cantaria saliente com 2 gárgulas em forma de canhão, indicando caleira interior. Fachada E. semelhante à principal, mas com Cruz de Cristo, onde se encosta a capela-mor, mais baixa, cega, e idêntico remate relevado com 2 gárgulas. Fachada S. com friso idêntico, 2 frestas, janelão na capela-mor e sacristia com janela com moldura de alvenaria pintada e tapa-sóis de madeira fasquiada pintados de verde, assim como pequena fresta na parede virada a O.. INTERIOR lajeado a cantaria e nave coberta por travejamento à vista; pia de água benta junto à entrada e do lado da Epístola, em cantaria, oval e rematada inferiormente por bucete; parede do lado do Evangelho dominada pela moldura da porta entaipada e por altar de cantaria com arco de volta perfeita, com filete intermédio relevado e cimalha de balanço, decorado com "pontas de diamante", rebaixos nas impostas e rosetas nas bases, enquadrando um Cristo Crucificado e uma imagem de Santo Elói. No lado da Epístola púlpito cego de madeira dourada e pintada, assente em mísula, com baldaquino encimado pela pomba do Espírito Santo e escadas de acesso. Arco triunfal em cantaria à vista, abatido e chanfrado, assente em degrau de cantaria e enquadrado por 2 altares laterais em talha dourada e com pintura sobre madeira, dedicados a Nossa Senhora da Estrela, no lado do Evangelho e São Lourenço, no lado da Epístola. Capela-mor com altar assente em alto degrau de cantaria, com 3 degraus centrais de acesso; retábulo-mor em talha dourada, com colunas estriadas a enquadrar pinturas sobre madeira, com tecto e paredes, a partir do nível do retábulo, totalmente cobertas por telas alusivas à vida do Corpo Santo. Porta do lado da Epístola de acesso à sacristia, com pequeno armário de parede com portas de madeira fasquiadas.

Materiais

Cantaria rígida regional aparente, alvenaria de cantaria regional rebocada, madeira (carvalho e outras), amarrações mistas de tirantes de madeira e de ferro, talha dourada e pintada, pintura sobre madeira e tela, pratas, vidro e telha de meio canudo.

Observações

A Planta de 1566 aponta um adro ou largo para S., hoje dificilmente compreensível. O decreto de 1974 esclarece que a capela não se designa de Corpo Santo, como normalmente é referida, mas sim de Espírito Santo. Em 1987 foi feito levantamento sumário dos bens, entregue na Diocese e na Paróquia de Santa Maria Maior.