Portal de Cidadania

Mosteiro de São Salvador

Mosteiro de São Salvador

O ponto de interesse Mosteiro de São Salvador encontra-se localizado na freguesia de Santa Maria Maior no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa. Mosteiro feminino da Ordem de São Domingos de Gusmão

Apesar de muito descaracterizado, ainda é possível identificar alguns elementos de interesse, designadamente, o espaço anteriormente correspondente à igreja conventual de planta rectangular, nela observam-se nas paredes laterais, os arcos de volta perfeita em cantaria das antigas capelas, distinguindo-se no alçado um arco de volta perfeita em cantaria, delimitado por 2 pilastras no mesmo material, rematadas por 2 pináculos cada; actualmente entaipado, separava a nave da capela-mor, hoje com acesso lateral, podendo ainda observar-se na cabeceira, um nicho triangular, cujo remate foi retirado. Detecta-se igualmente o espaço destinado ao coro-alto: o alçado de 2 pisos, separado em 3 corpos por pilastras em cantaria, apresenta piso térreo vazado por grande janela a eixo com remate polilobado, ladeada por 2 portas encimadas por frontões triangulares. O conjunto é sobrepujado por 3 tribunas com vãos em arco abatido, entretanto envidraçados. Contiguamente à igreja e num plano mais elevado, observa-se o antigo claustro, podendo ainda distinguir-se lambril de azulejo enxaquetado e bases das colunas. Também da primitiva construção, pode observar-se um passadiço que atravessa a Rua de São Salvador, que ostenta sobre a passagem ao nível do embasamento com cobertura em abóbada de berço, 4 janelas de peito emparelhadas com guarda em ferro forjado.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira

Observações

*1 - segundo a tradição, um fidalgo que caçava no local, achou umas imagens (um Crucificado, uma Virgem e um Menino), tendo divulgado o seu achado pela cidade de Lisboa, acorrendo a população a desbastar a mata e construir, no local, uma ermida, de São Salvador da Mata, tendo a imagem sido trasladada para a Catedral, mas aparecendo sempre na pequena capela.