Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial de Proença-a-Velha

Igreja Paroquial de Proença-a-Velha

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Proença-a-Velha encontra-se localizado na freguesia de Proença-a-Velha no municipio de Idanha-a-Nova e no distrito de Castelo Branco.

Igreja paroquial de características eminentemente regionais patentes, essencialmente, na fachada principal, com empena muito acentuada e torre com dupla sineira, adossada ao lado O.. De uma única nave, com a capela-mor mais baixa e estreita e sacristia adossada. Cobertura em masseira. Retábulos de talha dourada do estilo nacional e tardo-barrocos. De destacar o Calvário, constituído por três imagens de madeira, atribuídos ao séc.13.

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais estreita, torre sineira a NO., sacristia e anexo a SE.. Volumes articulados de disposição horizontal, excepção da torre sineira de disposição vertical. Coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, excepção ao anexo com aba corrida e à torre sineira em cúpula. Muros exteriores rebocados e pintados a branco limitados por pilastras na nave, sacristia, torre sineira e anexo. Pilastras em pedra com aparelho almofadado e encimados por pináculos à excepção do anexo. O volume da capela-mor em pedra com aparelho almofadado. Fachada principal voltada a N. com embasamento em pedra com aparelho almofadado e rematada por empena e cornija encimada por cruz latina. Ao centro, portal de frontão curvo interrompido encimado por inscrição: "ECCE / TABERNACVLVM / DEI. APXXI / MDCCLXIV", à qual se sobrepõe um nicho, ladeado por duas janelas de sacada gradeadas com sacada, suportada por duas mísulas, e lintel em arco abatido coroado por cornija simples. Volume da torre sineira com dois vãos em arco perfeito onde se localizam os sinos e coroado por cornija simples. Fachada O. com uma porta de duas folhas com frontão ondulado e entrecortado e duas janelas gradeadas com lintéis e soleiras em arco perfeito na nave. Na capela-mor, uma janela de guilhotina e uma fresta de rampa gradeada, ambos os vãos com lintéis rectos. Na nave, embasamento pintado a cinzento e rematada por cornija e beiral, e, na capela-mor, remate com cachorrada e beiral. Fachada S. rasgada por uma fresta na capela-mor e uma porta dintelada no volume da sacristia. Fachada E. com uma janela de duas folhas gradeada na sacristia. No anexo, uma janela de duas folhas gradeadas e uma janela gradeado, e na nave, duas janelas gradeadas e com lintel em arco perfeito, encontrando-se uma delas com a soleira entaipada pelo volume do anexo. Na visível, a soleira é em arco perfeito. Remate em cornija e beiral na sacristia e nave e beiral no anexo. INTERIOR com piso em lajeado de granito e estrado em madeira. Friso em azulejos e tecto de madeira, em masseira, assente sobre cornija. Coro-alto em madeira suportado por duas colunas de granito. Dois púlpitos com guarda em madeira entalhada, suportados por duas mísulas, dois confessionários embutidos e dois altares laterais, um de cada lado da nave. A ladear o arco triunfal, os colaterais, em ângulo. Tanto os altares como o arco triunfal com lintéis em arco perfeito com impostas e pedra de fecho salientes, sendo o arco triunfal encimado por cruz de cristo. Altar-mor com retábulo em talha dourada. Sacristia com pavimento em lajeado de granito e janela conversadeira.

Materiais

Pedra granítica, reboco, madeira, ferro forjado, telha de meia cana.

Observações

*1 - DOF:... incluindo o altar-mor de talha dourada e as três imagens do calvário.