Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Planta em cruz grega, com três capelas absidadas, espaço central quadrangular e quatro torres nos ângulos. Exterior marcado pela ondulação dos alçados com curvas e contracurvas e alternância (triangular / circular) de frontões que representam uma inovadora e criativa utilização das formas clássicas que acentua o dinamismo exterior da massa arquitectónica. O barroco do portal decorre essencialmente dos elementos esculturais que o ornamentam. Os elementos arquitectónicos testemunham o barroco italianizante. Decoram o edifício colunas de ordem dórica, jónica e compósita. Entablamento neoclássico. Revestimento de altar, capelas, chão, paredes e revestimento do zimbório de decoração barroca em estrutura maneirista nos embutidos de mármore polícromo. Amplidão de espaço arquitectónico valorizado por efeitos contrastantes de claro / escuro barroco. Grande harmonia entre a policromia do mármore e a cor alva da parede. Sumptuosidade do estilo joanino na talha dourada do órgão *3. O acentuado barroquismo do monumento é vincado pela utilização dos mármores coloridos que revestem as paredes de alto a baixo e pelo movimento conferido aos elementos arquitectónicos que procuram valorizar os espaços através da alternância de jogos de luz e sombra.
Planta centralizada, composta, regular, de forma orbicular; o eixo oeste / este tem forma oval; volumes articulados com alternância de côncavo - convexo nos grossos muros; disposição em horizontalidade com elementos de verticalidade; composição da cobertura diferenciada: terraço sobre os torreões com remate central em domo. Fachada principal orientada, tem a maior carga decorativa; dividida em 3 panos por pilastras colossais com espessas volutas; pórtico com galilé de tripla arcada dão acesso a nártex sobreposto por três nichos com esculturas; 4 colunas colossais da ordem dórica suportam cimalha; entablamento continuando com friso decorado; 3 portais dão acesso à igreja flanqueados por colunas pseudossalomónicas com capitel duplo assentes em plintos altos: o principal é encimado por friso rematado por frontão interrompido e ao centro um escudo com as armas de Portugal com a coroa sustentada por 2 anjos e todo o conjunto assente em busto com asas de anjo; os portais laterais com decoração mais simples são encimados por busto de Santa Engrácia; tem 2 andares: o 1º é de linhas severas; os torreões flanqueados por pilastras têm duas janelas alinhadas na verticalidade rematadas por frontão; uma zona côncava separa os torreões do corpo central com duas janelas semelhantes às anteriores; o 2º tem uma janela no torreão e, na zona côncava, 3 de diferentes dimensões. Fachada E. com 2 andares com 5 janelas pequenas: duas nos panos laterais alinhadas na verticalidade e uma no centro; no 1º andar, 4 pilastras dividem a fachada em 3 panos; nos torreões, janelas colocadas a níveis diferentes, à semelhança das restantes fachadas; no 2º andar uma janela flanqueada por duas pilastras; na concavidade, 3 janelas sobrepostas de dimensões diferentes. Fachadas N. e S. têm grande desnível de terreno, são semelhantes às das fachadas O. e E. respectivamente. Há simetria na concepção dos 4 torreões. Tambor sobre o terraço com 6 vãos à volta flanqueados por pilastras duplas que sustentam cimalha terminadas por pináculos; domo com corpo de luzes no tambor e no templete; lanternim encimado por pináculo. INTERIOR: de 2 andares e cúpula com dois tambores; no 1º andar, ábside com capela-mor sobre embasamento de degraus com órgão no topo e altar de mesa; os braços rematados por segmentos circulares com contracurvas a ligá-los às 4 torres dos ângulos definem no exterior um quadrado; 6 capelas em semicírculo encimadas por abóbadas de concha; em cada uma das arestas interiores de ligação aos nichos há 4 púlpitos de baldaquino poligonal encimados por nichos de tecto concheado com estatuária de santos, flanqueados por pilastras duplas colossais de capitel compósito; em cada braço do transepto, 3 arcossólios de abóbada de berço com cenotáfio em cada; duas salas dos torreões têm 3 arcazes tumulares cada; no braço fronteiro ao da capela-mor abrem-se os portais: o central é encimado por um arco de volta perfeita; são todos encimados por frontões; ladeiam o central duas pias de água benta; por cima um corredor com galeria de janelas; no 2º andar há janelas sobre cada arcossólio com pequenas balaustradas; no zimbório, 1º tambor de forma circular com galeria em toda a volta com balaustrada, abrem-se portas orientadas segundo os pontos cardeais que dão acesso ao terraço; na cimalha do tambor assenta o zimbório corrido por contrafortes rematados por pináculos; tem lanternim de forma circular com tambor e zimbório com 8 janelas intercaladas por colunas de capitel compósito.
Materiais
Mármore, cantaria de lioz branco e encarnado, betão armado, madeira.
Observações
*1- João Antunes "architecto nas obras de Santa Engrácia" segundo documento revelado por Sousa Viterbo. *2 - encontram-se aqui os túmulos dos Presidentes da República Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, Sidónio Pais e Óscar Carmona, na sala dos Presidentes, do Marechal Humberto Delgado, numa sala à parte, dos escritores João de Deus, Almeida Garrett e Guerra Junqueiro, da fadista Amália Rodrigues, na sala dos escritores e na nave, os cenotáfios de Luís de Camões, Pedro Álvares Cabral, Afonso de Albuquerque, Nuno Álvares Pereira, Vasco da Gama e do Infante D. Henrique. *3 - Órgão que veio da Sé Patriarcal.