Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Chafariz do Jardim de São Lázaro

Chafariz do Jardim de São Lázaro

O ponto de interesse Chafariz do Jardim de São Lázaro encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Cedofeita no municipio de Porto e no distrito de Porto.

Chafariz barroco de espaldar tipo cascata. Elementos decorativos exuberantes em alto relevo: conchas, flores, elementos naturalistas, volutas, pináculos, arco e etc. Este chafariz contém na sua concepção dois espaldares, um em granito, onde se encontra embutido um em mármore. A exuberância deste chafariz é acentuada pela diversidade e contraste entre a coloração dos diferentes materiais: mármore branco e rosa, granito cinzento e ardósia preta.

Chafariz de espaldar rectangular, de granito, integrando duas bicas e um tanque em forma de concha. O tanque de rebordo arredondado, é suportado por uma coluna profusamente decorada, com elementos vegetais. A encimar as bicas, um vaso com flores trabalhado em mármore. A rematar o espaldar um arco pleno a servir de enquadramento de uma concha. Na parte superior do espaldar, uma concha ladeada em cada extremo por um pináculo. A ladear o chafariz dois plintos do gradeamento sobre os quais assentam dois grandes vasos em granito. Pelo alinhamento destes plintos um pavimento em lajeado, sobre o qual e simetricamente ao chafariz se implantam dois bancos em granito.

Materiais

Espaldar em granito, com elementos embutidos em mármore de lioz e ardósia; Taça e bicas em mármore de lioz; Pavimento em lajeado de granito.

Observações

*1 DOF: Chafariz do Jardim de São Lázaro, proveniente do Convento de São Domingos. *2 - O convento de S. Domingos, existiu outrora no remate da R. das Flores, no Lg. de S. Domingos. Foi fundado nos princípios do Séc. 13. Julga-se ser a Fonte da Sacristia do Convento. O Jardim de S. Lázaro, assim como o Jardim da Cordoaria, e o do Palácio da Cristal, eram os lugares de encontro da burguesia portuense nos finais do século passado. Este Jardim, limita um espaço, com gradeamento em ferro, possuindo enormes ulmeiros e magnólias. Contém a poente um busto do pintor Marques de Oliveira, da autoria de Soares dos Reis. O topónimo de S. Lázaro, evoca a Gafaria ou Casa de São Lázaro outrora existente neste local, com a sua capela privativa. Nas proximidades existiu um outra Capela dedicada a Santo André, localizada no actual Lg. dos Poveiros.