Portal de Cidadania

Castelo e Fortaleza de Palmela

Castelo e Fortaleza de Palmela

O ponto de interesse Castelo e Fortaleza de Palmela encontra-se localizado na freguesia de Palmela no municipio de Palmela e no distrito de Setúbal.

Arquitectura militar, religiosa, românica, gótica, maneirista. Castelo de cerca de traçado rectangular, reforçada por cubelos e torres semicirculares e quadrangulares, na linha das fortificações geométricas. Igreja de Santa Maria, com visíveis restos de gosto maneirista. O castelo é cercado dos lados mais vulneráveis por cintura de baluartes terraplenados em talude, de planta poligonal irregular. Estabelecimento de hotelaria inserido na rede Pousadas de Portugal, inserido no grupo das Pousadas Históricas.

Conjunto constituído pelo castelo, igrejas de Santiago e Santa Maria e convento. CASTELO: planta irregular alongando-se no sentido E. / O.; panos de muralha verticais reforçados do lado N. por cubelos semicirculares, por 2 torres quadrangulares nas extremidades E. e O.; a seguir à porta de entrada, rasgada a meio do pano S., a torre de menagem de planta trapezoidal de vários pisos coroada de merlões quadrangulares; porta secundária rasgada do lado S.; anel exterior de muralhas em talude, com baluartes terraplenados, rodeia o castelo do lado N. e na parte do lado S. não assente em escarpa rochosa; revelim triangular em frente à entrada principal. No extremo O. o convento, adaptado a pousada, adossado à muralha e aproveitando o desnível pronunciado desse lado, de planta quadrangular rodeando um claustro central, abre a fachada principal para o terreiro em 3 pisos; IGREJA DE SANTIAGO: encostada à muralha do lado S., frente ao mosteiro, é seguida das casas dos priores, cobertas por telhados diferenciados de 2 e 4 águas respectivamente, a igreja coroada de merlões, ambas com fachada de 2 pisos para o terreiro; ao fundo deste, a E., as ruínas da IGREJA DE SANTA MARIA, de nave única e com capela-mor onde se encontram os arranques das nervuras da abóbada; na parede N. abrem-se dois arcos plenos com entablamento truncado sendo que o da direita possui uma inscrição nas metópas do friso; no pavimento de terra batida encontram-se três tampas de sepultura epigrafadas e fragmentos de elementos arquitectónicos encostados à parede do lado N.; a S. da igreja os edifícios das guarnições compostos por 2 blocos de construções paralelas de 1 piso, cobertas por terraço, delimitado o bloco S. por edifícios de 2 pisos com telhado de 4 águas. CONVENTO: a N. o edifício conventual de planta quadrangular desenvolvida à volta de um pátio, de 2 pisos com cobertura diferenciada em telhados de 2, 3 e 4 águas e de fachadas rasgadas por múltiplos vãos regulares.

Materiais

Alvenaria de pedra e tijolo, cantaria, telha cerâmica, madeira, vidro

Observações

A C. M. de Palmela e a Enatur projectam a utilização da Igreja de Santiago para a realização de actos culturais e a instalação de um restaurante panorâmico. Está em curso o projecto de recuperação e animação do Castelo da autoria da SIGERP Lda.