Arquitectura religiosa, gótica e maneirista. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave e capela-mor, com sacristia adossada em eixo, possuindo capela lateral gótica adossada e torre sineira setecentista. Fachada principal terminada em empena de lances e rasgada por portal de verga abatida sobrepujada por janela e nicho. Fachadas laterais com pilastras nos cunhais, terminadas em friso e cornija, sendo rasgadas por vãos de verga abatida com moldura possuindo pequena cornija e portas travessas. Capela funerária gótica, com fachada principal terminada em empena e cornija assente em cachorros decorados, possuindo no interior arca tumular em gótico tardio, com estátua jacente. Fundada na Idade Média, a igreja chegou até meados do séc. 20 com nave de estrutura maneirista, rasgada por vãos rectangulares de capialço, com fachada principal terminada em dupla sineira, e capela-mor, sacristia e torre sineira barroca, devido a uma ampliação de meados / finais do séc. 18. As obras de 1949, no entanto, alteraram-na completamente, uma vez que se altearam as paredes da nave, se uniformizaram os vãos, seguindo do esquema dos do séc. 18, e se modificou a fachada principal, falseando definitivamente a sua integração tipológica. Interiormente sofreu igualmente alterações, contudo mais difíceis de demarcar devido à ausência de documentação escrita e fotográfica. A capela funerária adossada, com ligação à nave entaipada, possui retábulo de talha maneirista, tipo edícula; o túmulo é de grande importância, devido ao seu bom estado de conservação, à sua riqueza decorativa e também às inscrições em letra gótica, que identificam as cenas representadas, em edículas de arco canopial, e o sepultado. Assim, nas faces laterais surge um Apostolado, na face da cabeceira uma Pietá, alusão ao orago da capela, e na face dos pés as armas do fundador e São Miguel pesando as almas; o jacente possui um tratamento mais estático. A nível epigráfico destaque para a qualidade gráfica das inscrições, em especial a gravada na arca tumular em relevo.
Planta longitudinal composta de nave única e capela-mor, mais baixa e da mesma largura, tendo adossado em eixo a sacristia rectangular, mais estreita e de dois pisos, e junto à fachada lateral esquerda a capela de Nossa Senhora da Piedade, rectangular, disposta entre a nave e a capela-mor, e torre sineira quadrangular. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja e na capela lateral e de três na sacristia. À excepção das fachadas da capela da Piedade, que são em cantaria aparente, as fachadas são rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, rematadas por friso e cornija moldurada e com pilastras toscanas nos cunhais, os da igreja sobrepujados por fogaréus na nave e pináculos rematados em bola na capela-mor. Fachada principal virada a O., terminada em empena de lances, coroada por cruz de cantaria sobre plinto; é rasgada por portal de verga sensivelmente abatida encimada por cornija curva, sobrepujado por janela rectangular de moldura com topos de curva suave, e nicho de arco de volta perfeita sobre pilastras, albergando imagem de mármore do Divino Salvador; ladeiam o portal dois janelos quadrangulares moldurados. Torre sineira sensivelmente recuada em relação à fachada principal, de três registos separados por frisos e cornijas, sendo o primeiro frontalmente cego, mas possuindo na posterior porta sobrelevada de verga recta precedida por escada de cantaria, o segundo com janela rectangular e tendo no terceiro, em cada uma das faces, sineira de arco de volta perfeita sobre pilastras, albergando um sino; cobertura em cúpula bolbosa encimada por catavento de ferro. Fachadas laterais da nave rasgadas por porta travessa de arco abatido, a lateral esquerda tendo uma outra sobrelevada de acesso ao coro-alto, precedida de escada, e janelões moldurados, de topos com curva suave e formando cornija, tendo uma na lateral esquerda e três na oposta, e dois janelões semelhantes na capela-mor, um deles sobre janela rectangular jacente. A sacristia é rasgada lateralmente por um eixo de vãos composto por porta de arco abatido encimado por janela, tendo na lateral direita ainda uma janela jacente, e na posterior com duas janelas de capialço igualmente jacentes; remates das empenas com cruzes de pedra sobre plintos. CAPELA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE: fachadas em aparelho "vittatum", rematadas em cornija moldurada que na fachada lateral assenta em cachorros decorados com motivos geométricos, antropomórficos e zoomórficos. A sua fachada principal vira-se igualmente a O. termina em empena, parcialmente embebida na caixa murária da igreja, sendo coroada por cruz de cantaria sobre pinto; é rasgada por porta de verga recta assente nos pés-direitos encimada por pequena fresta. Na fachada lateral abrem-se duas frestas; a posterior termina em empena, tendo adossado mísula com imagem da Pietá, em que a Virgem surge sentada, tendo Cristo deitado no seu colo, com os pés para a direita, protegida por baldaquino rectangular, de remate piramidal. INTERIOR: com paramentos em cantaria aparente, possuindo no lado do Evangelho uma lápide epigrafada e armoriada com o brasão de Fernão de Brito. No meio da capela, assente num soco de cantaria sobrelevado, surge a arca tumular do fundador, de grandes dimensões, assente em cachorros zoomórficos, quatro de cada lado, parecendo leões que apertam corpos humanos e animais entre as garras, intercalados por silhares relevados, decorados com a "empresa" do abade: um baú de tampa arciforme, cintado e com larga fechadura, saindo dele um ramo de cada lado, com folhas e frutos, enlaçando-se e cercando o baú. A arca tumular tem nas faces laterais seis edículas, de arcos canopiais abatidos assentes em colunelos albergando as figuras dos Apóstolos, identificados por cartelas com o seu nome escrito em português sobre cada um dos arcos. Na face dos pés da arca, surgem duas edículas, com o mesmo perfil, representando-se na da esquerda São Miguel pesando as almas e na outra um querubim porta-armas com o brasão do abade, designado em legenda como o arcanjo Rafael. Na face da cabeceira, de um único arco, abatido com festões interiores, representa-se a Pietá, em que a Virgem ampara o Senhor morto no colo, com os pés para a direita, ladeada de duas mulheres, a do lado esquerdo com legenda identificativa de "MADALENA", e a outra, parcialmente destruída, "S[ALOM]E". Em volta da tampa, nas faces laterais e dos pés, uma inscrição gravada em relevo. Possui estátua jacente do abade vestido com gorro e loba típica do séc. 15, caindo em encanudados iguais e paralelos. Segura na mão direita um bordão e na esquerda o breviário. A cabeça, ladeada de dois anjos que apoiam o morto, repousa numa almofada, tendo aos pés um lebreu. Na parede testeira, surge retábulo de talha dourada de planta recta e um eixo, delimitado por colunas de fuste helicoidal, com o terço inferior marcado e decorado por elementos fitomórficos e querubins, e com capitéis coríntios; ao centro tem painel pintado com duas Santas Mulheres ladeando a figura escultórica de Nossa Senhora da Piedade, em que a Virgem segura Cristo no colo. Remate em entablamento, com friso decorado com elementos fitomórficos ritmada por mísulas que suportam uma cornija. Altar paralelepipédico, com frontal decorado por dois painéis pintados com albarradas e pássaros enquadrados por molduras de acantos em talha.
Materiais
Estrutrura rebocada e pintada e a da capela da Senhora da Piedade em cantaria aparente; elementos estruturais, molduras dos vãos, pilastras, embasamentos, frisos e cornijas em granito; túmulo em granito com vestígios de policromia; portas de madeira, grades de ferro; vidros coloridos nas janelas; estátua do Divino Salvador em mármore.
Observações
*1 - DOF: Igreja Paroquial de Mouçós e arca tumular românica A arca tumular conserva ainda vestígios de pintura azul, branca e vermelha. *1. A mesma representação heráldica pode ser observada no facial dos pés da arca tumular.